quinta-feira, 22 de novembro de 2012

UM VERDADEIRO CONTO

O CONTO DO RECTÂNGULO COM O TERROR ECONÓMICO

CAPITULO IX

“Uns novos políticos aparecem
Depois do povo ter votado
Muito prometem, nada cumprem
E o povo do rectângulo a ficar cansado”

 

Mais um dia de votos o rectângulo teve, a alternância continua a existir e teimosamente o povo do rectângulo, continua a dar aos mesmos políticos corruptos vindos ora dos laranjinhas, ora vindos da Rosinha, o privilégio de eles continuarem o saque do rectângulo.
Agora chega a vez de ganhar o poder, de ser o Chefe, um novo político não da geração RGA, mas sim da geração “RASCA”. É um bom falante, consegue passar por aquilo que não é, nunca foi, nem vai ser. Engana todos, promete tudo, mas depois de se apanhar no poleiro e com a benesse do Chefe Supremo (também correligionário laranjinha, o mesmo que há uns contos atrás era chefe do rectângulo, na altura da feitura das IP’s, onde falta a tal gravilha, alcatrão etc.), vai mandar às malvas o povo do rectângulo e a troco de um acordo que assinou e até apoiou, com uma senhora de “peso” e nossa aliada oriunda da “seita da CEE” e com a benesse dos rosinhas e de mais um partidozito, vai conseguir por todo o povo “a pão e água”.
Este novo Chefe tem uma história engraçada, deu aulas de matemática, (quando qualquer “gajo” desde que fosse filho de boas famílias e ostentasse o 2º ano do curso complementar, podia fazer), numa vila do Norte do Rectângulo. Depois foi para a faculdade de Matemáticas, da Universidade publica do rectângulo, isto na capital do rectângulo, mas só lá andou, muito pouco tempo, (cerca de 6 mesitos) mas não dava, era muito difícil o Curso. Meteu-se na Politica, nos laranjinhas e logo chegou a Chefe da Seita da Juve Laranja. Depois conseguiu arranjar um “taxo” na casa de todos (aquilo onde estão normalmente umas centenas de gajos, (230), mas que metade fazia o mesmo que fazem estes 230) e aí resolveu tornar a estudar, mas não na Universidade publica do Rectângulo, mas sim na de algum amigo (uma privada). Consegue brilhantemente adquirir um Curso de Economia, já com a brilhante idade de 37 aninhos de idade (um jovem). Já no tempo de chefe dos laranjinhas as más-línguas dizem que andou pelo outro lado da fronteira do rectângulo, numa desintoxicação (não foi alimentar, pois essa normalmente os hospitais do rectângulo curam), mas outra, mas nada se pode confirmar sobre esta faceta curricular, pois não existem documentos que o comprovem, nem convém a tão exemplo de Chefe do rectângulo. Também as más-línguas (os difamadores do Chefe) dizem que também era muito “amigo” da mulher da altura e que há boa moda, do tempo do conto de terror, quando chegava a casa e vinha zangado com os amigos laranjas, resolvia a questão, como os homens do antigamente (pregava uns tabefes na companheira e logo lhe passava a má disposição), mas estas afirmações também não podem ser comprovadas pois não existem documentos que façam parte do curriculum e também os seus amigos correligionários nunca irão acreditar que o Chefe algum dia fosse violento. Ele que nem pulgas mata, prefere elimina-las não lhes dando de comer. Também com a ajuda de um correligionários dos Laranjas, (um tal Ângelo C*****) vai conseguir ter alguns “trabalhos” todos na área de Gestão, de algumas empresas de consultadoria e outras áreas que normalmente os políticos corruptos gostam de criar e que andam sempre ligadas ao submundo da corrupção estatal.
Com este novo Chefe vai continuar a caça ao pouco dinheiro que o rectângulo já tem, mas os políticos e empresários corruptos (banqueiros e chefes de PPP), estes ligados aos laranjinhas, já andam a saltar de contentes, pois ao fim de alguns anos, fora do poleiro, do Poder e do mundo das manobras para as falcatruas de que alias já vão habituando o povo do rectângulo, já podem encher as suas contas bancárias que estão no estrangeiro e também desviar mais alguns cobres para os offshore.
Contrariamente a outros Chefes que desgovernaram o rectângulo, este Chefe não vai ter os mesmos fundos que os antecedentes Chefes tiveram, mas com arte e engenho que é algo a que ele já vem habituado do tempo de meninice, lá vai ele e seus correligionários também conseguir amealhar mais uns cobres.
Para que seja mais fácil levar avante a sua “obra” vai o novo “Chefe” se rodear de vários “cromos” e de uns tantos “nerd’s” , que a troco de também poderem mandar vão seguir sem perguntas fazer as ideias falhadas do Chefe.
O novo Chefe, quando toma o “poder” desde logo começa por agradar aos empresários corruptos que continuam a abundar no rectângulo, normalmente estão filiados nos Laranjinhas e logo resolve fazer um ataque a quem trabalha no rectângulo. Começa por alterar a lei do trabalho, e para isso arranja um “ET” para fazer algo a que os ditos empresários corruptos, há muito reclamam, para assim poderem fazer as suas falcatruas, como fechar as empresas, fugindo sem pagar aos que trabalharam e sempre com a conivência do Chefe, nada lhes acontece e até medalhas recebem.
Depois passa ao ataque do sistema de saúde do rectângulo, para isso tem um “testa de ferro”, é ele que vai dar a cara por esse ataque, é ele que vai fechar hospitais, centros de saúde, etc, sempre invocando que se deve reduzir a despesa do Orçamento do rectângulo, mas acabar com as mordomias dos “amigos do Chefe”, é que nem pensar.
Outro sector que também irá ser alvo de ataque é o Sistema Educativo do rectângulo e para isso o Chefe foi buscar um “Louco Iluminado” que descobre que o rectângulo tem professores a mais e alunos a menos nas turmas, que existem escolas a mais e como tal tem de se fechar algumas, obrigando alguns dos alunos do rectângulo a fazer muitos quilómetros, para poderem ter acesso a algo a que têm direito, conforme reza a lei principal do rectângulo. Também convém fazer escolas gigantescas, para que os amigos empresários que as vão construir possam conseguir dar melhor o “saque”, sem muitas ondas levantar, pois obra grande, também a derrapagem é grande. Convém este ataque ao sistema educativo do rectângulo, pois povo inculto, iletrado, e analfabeto é bem mais fácil de controlar, dominar, enganar e de manipular.
Outro individuo que arranja para as Finanças do rectângulo é um amigo que andava para lá da fronteira do rectângulo, que nada sabe sobre o povo do rectângulo, aquilo a que actualmente se chama “nerd” que através de algumas folhas de cálculo, consegue gamar o pouco dinheiro de quem trabalha. Para isso aumenta IVA, IRS, inventa sobretaxas, etc, mas acaba sempre por perdoar dívidas, arranjar subsídios e até baixar impostos aos amigos empresários corruptos, pois segundo este “nerd” sem esses amigalhaços a economia do rectângulo não avança.
Por último e para que se engane melhor o povo do rectângulo arranja para deitar faladura, para explicar as medidas do Chefe e dos outros atrás referidos, um vigaro. Um verdadeiro Enganador. Também muito bem-falante, muito pomposo, mas que fica “fulo” quando o questionam. É muito parecido com alguns políticos que existiam no tempo do Conto do Terror, por isso foi escolhido pelo Chefe. Também ele é um exemplo de virtudes.
Este vigaro também tem uma história interessante, também andou a guardar cabras, mas depois estudou, já quando andava também na “seita da juve Laranja”, (da qual também foi chefe). Também ele arranja maneira de continuar a estudar já com trintas de idade e também na privada, mas este como até é mais vigaro que o próprio chefe consegue adquirir um curso superior em um só ano (quando normalmente dura três), uma verdadeira inteligência.
Mas mais se vai desenrolar no rectângulo. Novas modas estão para chegar e também novos acontecimentos aguardam o Povo do Rectângulo.

Sem comentários: