quarta-feira, 22 de abril de 2009

Na Aurora da Liberdade - O Movimento dos Capitães
















...Para o povo Português, o 25 de Abril é já um marco histórico, uma data que consubstancia num único e muito grande suspiro de alívio todos os muitos e longos anos de sofrimento, de repressão, de silêncio, de luta pela conquista dos direitos inerentes à vivência dos povos.
Para as colónias portuguesas, também este dia é o início da ultima e decisiva etapa da Liberdade.
Porém o 25 de Abril é igualmente o dia grande em que as Forças Armadas Portuguesas readquiriram por direito e esforço próprio a dignidade, a isenção e também o verdadeiro papel que lhes cabe: zelar pela manutenção e defesa dos direitos do Povo, e ao seu serviço. Envergonhado de si próprio e dos caminhos a que o fascismo e o colonialismo o tinham conduzido, o Exército Português redimiu-se.
Se não feito pelo Povo, no Povo teve o golpe dos "Capitães" o melhor e mais eficaz apoio. Se libertar a mordaça era o mais dificil, logo que ela se soltou surgiu a verdade dos homens livres, rompeu a força pela força contida. Apenas porque era o próprio Povo em armas que naquela manhã empunhava as armas e as flores. Apenas porque os jovens oficiais e sargentos, os soldados, eram o próprio Povo cansado de guerras criminosas, de dificuldades de dia para dia aumentadas.
O Movimento das Forças Armadas nasceu no seio de uma juventude castigada pela guerra, por comissões de serviço em África que, se algo de positivo tiveram, foi precisamente o terem-na levado a tomar consciência das razões obscuras que a fizeram pegar em armas e, assim, renegá-las.















O MFA foi a flor de uma semente lançada à terra em África. A semente na Metrópole tomou corpo na forma de um tronco forte e sadio, jovem mas bem firme o "Movimento dos Capitães".
Ao largo número de Capitães que logo de início o lançaram, ficou o "Movimento" a dever o nome. Mas também majores, tenentes e alferes - e, mais tarde, alguns oficiais superiores - dele faziam parte, deram-lhe corpo e lutaram contra as altas hierarquias anquilosadas, vendidas a um Governo que das benesses aos generais fazia o uso suficiente para manter a máquina da guerra em funcionamento.
Lutando desde a primeira hora com a desconfiança dos chefes, o "Movimento dos Capitães" teve a seu cargo a tarefa mais arriscada de todo o processo de Democratização do País.
Tarefa ingrata, de que os jovens oficiais se desempenharam brilhantemente. E, sobretudo, inteligentemente. Ao seu espirito jovem, desinibido, "desenrascado", ficou o "Movimento dos Capitães" a dever a grande parte do seu êxito. À forma peculiar, "à tropa", como a juventude militar foi ultrapassando os obstáculos e aproveitando da melhor forma os podres e contradições do regime fascista se ficou a dever o 25 de Abril.
Sem juventude, o espírito de unidade e camaradagem, e também sem as "rapaziadas" surgidas aqui e ali, o "Movimento dos Capitães" teria morrido no parto, vergado pela burocracia e pelas palavras de ameaça dos generais. Sem o verdadeiro ideal Democrático que existia bem forte nos mais entusiastas, o "Movimento" teria parado na primeira vitória - que assim mais não seria que a derrota.
Isto, é preciso que se diga. Que se saiba. A Democratização de Portugal, a agonia do fascismo, não surgiu na madugrada de 25 Abril. Para chegarem ao dia da vitória, muitas e muitas horas amargas de luta sofreram os jovens militares. São essas horas, é essa luta que os Portugueses precisam conhecer. Para que melhor ainda, se possivel, apreciem o abraço apertado e fraterno com que acolheram nas ruas os soldados que lhes traziam a Liberdade...


Texto retirado do livro:
"O Movimento dos Capitães e o 25 de Abril" / "229 dias para Derrubar o Fascismo"




1 comentário:

Mariazinha disse...

Foi um sonho lindo!
Acreditaram e fizaram-no realidade.
Jovens,que naquela altura pouco sabiam,arriscaram e deram-nos o bem maior:
A liberdade!

Hoje com tanta informação vimos os nossos jovens agarrados a playstations,ignorantes,filhos de um capitalismo desenfreado,que nem pelos seus direitos lutam.

Beijokas e viva o 25 de Abril!