sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Futebol e a Intolerância (Casa do Benfica no Porto Vandalizada)

Nestes dias que antecedem o jogo de futebol entre o meu SLB e o FCP, a falta de civismo, a intolerância e o desrespeito pelo adepto do clube rival andam à solta na minha cidade.
Sente-se um clima de intimidação, como se alguêm se pudesse arvorar dono de uma cidade ou até de uma totalitária forma de pensar/gostar e dessa forma condicionar cada indivíduo, querendo quase há força fazer com que todos os que moram nesta cidade tenham a "obrigação" de ser do FCP.
Nascí no Porto, no centro da cidade (SantoIldefonso), mas sou do BENFICA desde miudo, todos os meus amigos sabem disso e respeitam.
Antigamente existia uma rivalidade sádia, claro que quando um perdia e o outro ganhava dáva-se a "tanga" do costume, mas sempre respeitando o adepto/o amigo, do clube rival.
De há uns 10/15 anos a esta parte e fruto de discursos inflamados de alguns dirigentes que andam no futebol e no desporto em geral a situação alterou-se, o clube RIVAL passou a ser apelidade de INIMIGO e os seus adeptos e simpatizantes de "MOUROS" (mesmo que morem em CHAVES)???
Por todos os estádio e joguem contra quem jogar os adeptos do FCP utilizam o já triste slogan "SLB, SLB, filhos da p.... SLB".
Porque se fomenta este ódio?
Quem são os responsáveis por todos estes actos?
Todos sabem onde eles estão e quem são, então porque não se tomem medidas para banir esta gente dos campos de futebol (como se fez na Inglaterra) independentemente dos clubes a que pertençam, o futebol é uma festa e assim devia de ser.
O actos de vandalismo verificados na "Casa do Benfica-Ermesinde" na "Casa do Benfica-Porto" e o queimar de uma bandeira do SLB em Braga, não são boas noticias para os BENFIQUISTAS que vão assistir a este jogo.
Se por acaso o mesmo correr de feição ao meu BENFICA e no final conseguir sagrar-se CAMPEÃO, quase por certo vai estourar confusão como a que se assistiu em 2004/2005 e só desejo que as autoridades competentes façam uma vigilância correcta para que possámos festejar LIVREMENTE neste PORTUGAL que se diz DEMOCRÁTICO.
A VIOLÊNCIA DESTRÓI O DESPORTO...
E que ganhe o melhor... Casa do Benfica Vandalizada (vidros partidos á pedrada)

3 comentários:

amor de uma mae disse...

Só depende dos dirigentes para mudar essa forma de estar no futebol
viva o nosso glorioso

Unknown disse...

Depende é de todos nós... Da nossa postura no dia da vitoria.
Parabéns SLB!!!
Bjs

Henrique Mário Soares disse...

obrigado pelo vosso apoio e compreensão, que bom seria que a rivalidade fosse só mesmo isso e mais nada. Eu estive no estádio da luz a ver Benfica-Porto, um pouco abaixo de mim duas a três filas estava um casal adeptos do Porto, viram o jogo tranquilamente e nada lhes aconteceu, será que no estádio da dragão a cena seria igual. Quanto á questão da postura no dia da vitória por mim acho que esse dia é dos vencedores, os vencidos não devem impedir os vencedores de festejar até porque eu nascí no porto mas sou do Benfica desde miudo e já me insultaram de filho da p... para cima só por andar de bicicleta com o equipamento de ciclismo do meu clube. A cidade do Porto não é EXCLUSIVA de ninguêm e em DEMOCRACIA o respeito pelo outro deve ser implementado, infelizmente temos dirigentes que andam no desporto par fomentar guerras pessoais.
em todos os estádios onde vou ver o meu Benfica jogar o cântico é sempre o mesmo...SLB...SLB...filhos da p... SLB. mesmo que estejam a jogar contra outros a claque doi Porto canta este triste slogam porque será???