segunda-feira, 19 de abril de 2010

Trilho da Pré História - PR15 - Arouca

No passado sábado o dia começou bem cedo, pois a partida para esta caminhada estava marcada para as 08.30h. Assim que cheguei junto da porta principal da "Escola Secundária E.B. 2,3 de Santiago-Custóias" (local do encontro) a azafama já era muita e jovens e menos jovens iam guardando as mochilas na autocarro.
Seguiram-se os cumprimentos da praxe e após dois dedos de conversa, fomos entrando e depois ainda estivemos algum tempo à espera do autocarro da "Escola Secundária do Padrão da Légua", e assim que este chegou arrancámos todos juntos em direcção ao nosso destino. A viagem até Arouca fez-se calmamente e em amena cavaqueira, daqui seguimos para a aldeia do Merujal e por volta das 10.00h já estávamos parados junto à porta principal do "Parque de Campismo do Merujal".
Todos prepararam as suas coisas com rapidez e depois de uns cafés e alguns pequenos almoços tudo ficou pronto para a partida que foi dada pelos guias por volta das 10.30h.
Em contra partida ao BTT, gosto também do Pedestrianismo, pois é uma actividade que também requer alguma capacidade física e que ao mesmo tempo nos proporciona momentos únicos de silêncio, usufruindo das belezas da Mãe Natureza.
Foi um ensinamento transmitido pelos meus pais e do qual tento tirar o máximo proveito possível, sempre em harmonia com o meio ambiente por onde ande (seja a pé ou de bicicleta), deixando tão só e somente rastos, nesse sentido foi com imensa alegria que vi participar nesta caminhada muita juventude, sinal de que muitos jovens tem preocupações e gostos que julgava não existir entre eles.
É muito importante a participação dos jovens nestes eventos pois são sensibilizados para a preservação do meio ambiente e a necessidade de alertar a população em geral para a desertificação do interior do nosso país, sendo que ao mesmo tempo nestas caminhadas que passam por aldeias perdidas temos a possibilidade de conversar com as pessoas que lá vivem e desta forma quebrar (por momentos...) o isolamente a que estão sujeitos.
A caminhada foi feita num local magnifico que tem também excelentes condições para a prática do BTT (e alguns andavam por lá...), a paisagem é fantástica e no geral só tenho a dizer que adorei.
O percurso começa na aldeia do Merujal e segue pela estrada em asfalto até ao "Parque de Campismo", segue depois para Albergaria da Serra, aqui apanha-se um carreiro paralelo ao lindíssimo Rio Caima até Junqueiro. Depois é seguir as marcas até Vidoeiro, continuámos no trilho marcado e passámos pela Mamoa da Portela da Anta e Mamoa do Monte Calvo. Daqui seguimos vale abaixo até à aldeia da Castanheira, nesta aldeia podemos visitar as famosas "Pedras Parideiras". Este trilho está todo marcado e segue até à Frecha da Mizarela, num total de 15 km.
Nunca tinha caminhado com cerca de 105 pessoas e esta primeira experiência foi para mim gratificante, pois conheci novas pessoas, descobri novos trilhos e num futuro bem próximo conto lá ir para uma caminhada "menos animada".
Uma saudação especial para os guias que fizeram um excelente trabalho.
Para a próxima lá estarei...

4 comentários:

amor de uma mae disse...

o fim de semana passado também fiz uma caminhada
o engraçado é que também foi a primeira vez
que fiz uma caminhada com tanta gente
e adorei

Henrique Mário Soares disse...

pois a vida tem destas surpresas
bom fim-de-semana

COBRABTT disse...

Também já fui a essa serra. acho-a muito bonita, deve ser muito bom andar de bike naqueles trilhos. Tenho de pensar em convencer a minha malta do BTT a fazer uma visita guiada a essa serra, mas de bike. Quando isso acontecer eu mando uma msg para desfrutarmos essas magnificas paisagens. Claro que será para fazermos umas voltas nas calmas e também umas churrascadas, isto depois da voltinha de BTT, volta com cerca de 50 KM. Depois digo algo.

Henrique Mário Soares disse...

Podes crer que tem lá trilhos fantásticos. O ideal é pararem junto ao parque de campismo do Merujal (tem até cena para merendas) e daí partir à descoberta.
Por certo vão gostar...
Boas pedaladas.