domingo, 3 de maio de 2009

1º de Maio

Comemorações do Primeiro de Maio no Porto. No dia do trabalhador alguns milhares disseram presente (não tantos com seria preciso...). Muitos ficaram ausentes vá-se lá entender porquê.
Apesar da crise, do novo código laboral, do trabalho precário e da ameaça de novos despedimentos, continuam a alhear-se da luta, na esperança que tudo se resolva por obra e graça de algum "espirito santo".
Durante o desfile, estavamos parados ao fundo da Avenida da Liberdade quando chega junto a mim uma jovem de mochila ás costas e pergunta-me:
Jovem: Que é isso aí ?
Eu: São as comemorações do 1º de Maio, dia do Trabalhador
Eu: De onde és ?
Jovem: Do Brasil
Eu: No Brasil também se comemora-se o 1º Maio.
Jovem: Sim também se comemora.
Eu: Agora é o desfile das varias delegações de sindicatos, a seguir vai tocar um grupo de musica latina num palco que está montado ao cimo da Praça.
Jovem: Mas isto é uma manifestação ?
Eu: Sim tambem é uma manifestação.
Jovem: Tu és daqui ?
Eu: Sim sou do Porto
Jovem: Tanta gente "velha" onde pára a Juventude?
No Brasil quando á manifestações a Juventude adere em força.
Eu: Olhei para ela, calei-me sem saber o que dizer.
Jovem: Vou explicar ás minhas amigas que estão ali o que é isto, xau
Eu. Xau, boa estadia na cidade do Porto.
Jovem: Obrigado.
Fui seguindo no desfile e na cabeça a frase da jovem brasileira...
"Onde pára a Juventude"...
E, dei comigo a olhar em volta e a perguntar a mim mesmo ?
"Onde pára a Juventude" !!!

E a miuda Brasileira estava carregada de razão...

Sem comentários: