sábado, 23 de maio de 2009

A Educação e o Civismo



A menina chega toda lampeira ao posto de combustivel ao volante do seu BMW e a falar ao telemóvel.
Estaciona, sai atirando o cabelo para atrás como quem sacode os problemas que a todos os outros afectam. Falam estridentemente com uma amiga enquanto retira a agulheta para encher o depósito do carro.
Todos olham incrédulos, mas ao mesmo tempo todos ficam estáticos mirando de alto a baixo a "boazona" de cabelo loiro que fala ao telefone e mete gasolina no carro.
Apesar dos avisos de proibição colocados nos pilares do posto de combustivel, todos ignoram o perigo e só tem olhos para o traseiro da menina.
Estou na outra ponta do posto de combustivel e tinha acabado de meter gasolina, atravesso até chegar perto dela e digo:
"Não sabes que é proibido estar a falar ao telemóvel enquanto se mete gasolina"
"Não vês que estás a pôr a vida de todos que aqui estão em risco"
Ela olha para mim meia surpresa e fala ao telemóvel:
Vou ter de desligar, ligo-te daqui a mais um bocado.
Impressionante como todos olharam para mim com ar de REPROVAÇÃO.
A Liberdade deu-nos tudo, só não nos deu a EDUCAÇÃO e o CIVISMO.
Isso aprende-se com os nossos Pais em casa !

3 comentários:

amor de uma mae disse...

bom dia
liberdade sim
mas com responsabilidade
o problema do povo portugues é continua a pensar pequeno
e com medo de falar
nós que somos filhos da liberdade
temos obrigação de educar os filhos
com liberdade que respeito o próximo
mas o que vejo
é uma sociedade consumista sem valores
educação zero
civismo uma desgraça
gente com educação e civismo
que eu encontrei ao longa da vida
posso contar os dedos de uma mão
triste mas é a realidade
beijinhos e fica bem

Piloto Automatico disse...

Fizeste muito bem Eric, e muito educado e polido foste tu. Comigo tinha saído insulto imediatamente.
Abraço
F

Henrique Mário Soares disse...

Obrigado amigos, que pena eu tenho que este país se tenha transformado no que se vê hoje em dia. Felizmente existem pessoas como voçês e outros que anónimamente dão o seu contributo para a construção de um Portugal melhor.
Bem ajam por isso...