sábado, 10 de maio de 2008

Lugares - Porto Cidade Invicta

A Cidade e o Rio

Sentado neste muro
Estou a olhar o rio
Este rio inseguro
Que para os pescadores é um desafio
Fico aqui a olhar
No tempo estou parado
O rio corre devagar
O barco lavra o rio como um arado
E os pescadores
Com suas armas silenciosas
São donos e senhores
Destas águas vagarosas
Meu olhar se perde em suas margens
Um forte sentimento toma conta de mim
Entre recortes selvagens
Se ergue esta cidade assim
Caminho nela contente
Gosto de aqui morar
Porque no meio da tanta gente
Eu consegui te encontrar
Vamos caminhar em suas ruas
Ver o rio na foz desaguar
As minhas mãos junto ás tuas
Ficámos vendo o Sol no Mar mergulhar
O silêncio toma conta da cidade
Nas ruas quase não se vê ninguêm
As pessoas vão descansar
Para poder enfrentar o dia que aí vem
Esta é a cidade que me viu nascer
Este o rio que o homem soube dominar
Todos nós temos um dia de morrer
Só a Cidade e o Rio vão cá ficar...
(Henrique Mário Soares)

Sem comentários: