terça-feira, 27 de maio de 2008

Caminhada aos Carris 2007 / Os Cinco Magnificos








A ideia de ir aos "Carris" no PNPGêres, era ideia fixa, que me perseguia á muitos e muitos anos, simplesmente porque me lembrava desde miudo das histórias contadas pelo meu pai e meu irmão José Manuel, que em tempos já idos dos anos 70 participou em várias caminhadas no PNPGêres, organizadas pelo pessoal que acampava junto á "Casa Abrigo do Académico do Porto" e onde eu ainda miudo acampava com a minha familia.

Essa vontade, ficou de tal forma em mim, que todos os anos quando visitava o PNPGêres, falava numa ida aos "Carris" que nunca foi concretizada. Apesar de fazermos algumas caminhadas pelo PNPGêres, por uma razão ou outra, nunca esta em particular foi feita. Foi então, que no ano passado, e 30 anos após os acampamentos feitos com os meus pais e irmãos, lá consegui finalmente levar a cabo tal jornada, claro com a ajuda preciosa dos "Cinco Magnificos" que aceitaram participar comigo nesta caminhada.

No mês de Julho de 2007, marcámos um acampamento no magnifico Parque de Campismo da Cerdeira, e lá, após o jantar demos inicio aos preparativos que nos iriam levar a um local magnifico e cheio de encanto. A noite para mim passou como um relámpago tal era a minha ansiedade, meu pensamento voava e imaginava como seria tudo lá em cima, para mim a caminhada foi magnifica e de uma beleza sem par.






Todo o percurso foi feito em saudável companheirismo pois o piso não facilita, e quando se atinge cerca de metade do caminho, o cansaço começa a fazer efeito nos menos preparados fisicamente, passa por nós a vontade de desistir, de voltar para trás, mas logo abandonamos a ideia, e segue-se em frente, assim que se chega aos "Carris" tudo se esquece, e vive-se o momento. O silêncio, a beleza do local, a sua aurea misteriosa, tudo fazem esquecer. Foi pelo menos assim comigo que se passou, fiquei parado um tempo a contemplar a paisagem e a pensar como seriam as vivências das gentes que neste local habitaram. Percorri cada canto, cada ruina com o respeito que "Carris" merece.

Lamentável a destruição que se vê neste local isolado e maravilhoso, só possivel num país onde o respeito pelo o que quer que seja é ignorado, como podem pessoas destas passear livremente numa Zona Protegida como é o "Parque Nacional da Peneda Gêres" ?
Como podem tais individuos fazer parte de uma sociedade dita civilizada ?
O que tem de civilizado destruir e desrespeitar a Natureza ?
Porquê o "Parque Nacional Peneda Gêres" não recupera estas e outras habitações para turismo de montanha ?
São questões que me vieram á cabeça e deixo á consideração de quem bem entender.

Esta é uma homenagem a toda a malta amiga que participou no acampamento que fizemos em 2007, esperando que este ano a gente se encontre novamente no sempre magnifico PNPGêres para mais um fim de semana de Amizade e Companheirismo.
Um forte abraço para todos vós e e um beijo para as meninas
Até breve Companheiros(as)



























Sem comentários: