domingo, 4 de maio de 2008

"Genocídio de Um Povo" - Os Indios da América do Norte






Na minha infância era costume entre amigos principalmente após a chegada da primavera e quando os dias se tornavam mais compridos brincarmos aos Indios e Cowboys, nunca percebi bem porque, mas sempre tive tendência para gostar mais dos Indios do que dos Cowboys e quando escolhiamos os grupos sempre optava pelo lado dos Indios.
Apesar de nessa época a televisão passar muitos filmes onde os Indios eram retratados como "selvagens" eu sempre tive uma adoração por eles, talvez pela forma como se vestiam e por serem apresentados aos olhos dos espectadores como guerreiros rebeldes e temidos. Mais tarde, já adulto percebi que tudo não tinha passado de propaganda Americana, os filmes de Indios e Cowboys cairam em desgraça e a mentira que durante muitos anos nos foi imposta pela "Industria Cinematógrafica Americana" deixou de fazer sentido, o mal, esse já estava feito e assim se difundiu uma imagem errada de um Povo que sofreu ás mãos dos colonos que chegaram á America do Norte um dos maiores genocidios de que á conhecimento na História da Humanidade.




Por ironia do destino um filme polémico "Brokeback Montain" mostrou-me quem eram afinal esses Cowboys que durante anos me foram apresentados como durões e afinal não passavam de gajos com gostos "esquisitos". Ainda bem que toda a minha vida sempre admirei os Indios povo de Nobres Principios e notável respeito pela Mãe Natureza.
Por todo o respeito e admiração que tenho por este povo deixo aqui alguns trechos de um livro que muito me marcou.




...todos os anos os nossos usurpadores brancos se vão tornando mais ambiciosos, mais exigentes, mais opressivos e arrogantes... A miséria e a opressão são agora o nosso fado... Pois nos não vemos nós despojados, dia após dia, do pouco que da nossa antiga liberdade ainda nos resta?... Se todas as tribos se não coligam, unânimes, a fim de moderarem a ambição e a avareza dos brancos, em breve eles nos hão-de conquistar e desunir, e havemos de ser expulsos da nossa pátria e dispersos pelo vento, como as folhas de Outono...
Tecumsh-Chefe Shawnee 1812
...Admito que haja homens brancos bons, mas o seu numero não tem comparação com o dos maus; e estes são certamente os mais fortes, visto dominarem. Fazem o que lhes apetece. Escravizam os que não são da mesma cor que eles, e isso apesar de terem sido criados pelo mesmo Grande Espirito que nos criou a nós. De nós fariam eles escravos, se pudessem; porem como o não podem; matam-nos! Nenhuma fé se pode ter naquilo que dizem...
Pachgantschilhilas-Chefe Delawares

Durante sessenta e quatro anos haveis perseguido meu povo. Pergunto-vos: o que fizemos nós para termos de sair do nosso próprio país? Vou dizer-vo-lo. Nós não tinhamos lugar nenhum para onde ir, e por isso aqui nos refugiamos. Foi deste lado da fronteira que pela primeira vez aprendi a disparar e me tornei homem. Por essa razão para cá voltei. Fui obrigado a andar de sítio em sítio até á altura em que me vi compelido a abandonar as minhas proprias terras e a vir para aqui...Nós não vos demos o nosso país; fostes vós que no-lo retiraram a nós. Vede como estou com esta gente(aponta a Policia Montada do Noroeste do Canadá). Olhai para mim. Julgais-me tolo, mas vós sois mais tolos do que eu. Esta casa a casa do Inglês, é uma casa sagrada(Residência da Verdade), e vós vindes aqui dizer mentiras. Não queremos ouvi-las. Já falei bastante. Podeis voltar. Não digo mais nada. As vossas mentiras levai-as convosco. Eu hei-de ficar com esta gente. O país de onde vimos pertencia-nos; vós roubaste-no-lo; aqui viveremos.
Sitting Bull-Chefe Sioux 1876

O Sofrimento do homem indio, ao assistir à morte do seu modo de vida, nunca foi inteiramente compreendido pelo homem branco, e talvez nunca o venha a ser. Quando "Black Elk", um profeta dos Sioux Oglala, fala da «beleza e singularidade da terra», refere-se à veneração do meio ambiente quotidiano, um meio ambiente que se encontrava numa integral interdependência com a vida do indio. A destruição dos rebanhos selvagens e a invasão das terras ancestrais conduziram à degenerescência e à morte duma certa forma de vontade e dum certo estado de espírito dos povos indios. O que os Índios eram não poderia, sem um empobrecimento espiritual grave, ser separado do seu habitat e do modo como nele viviam...

(textos retirados de "A Fala do Indio"-Teri C. Mcluhan)

Sem comentários: