terça-feira, 13 de agosto de 2013

BTTSolitario - A pedalar na Praia de Mira

"Não voltes ao lugar onde já foste feliz"...
Parece ser a melhor frase para iniciar este meu post e falar um pouco sobre uma localidade que visitei este fim de semana, mais concretamente a "Praia de Mira".
Conheço a "Praia de Mira" há muito tempo, e na década de 70 acampei aqui com meus pais durante uns anos, no parque de campismo que existia nesta localidade.
Nessa altura tudo era muito diferente do que actualmente encontramos, e ate a "Lagoa de Mira" com suas aguas límpidas e frescas convidava a um bom banho. Depois, ano apos ano a pressão demográfica foi aumentando e um pouco por todo o lado foram sendo construídos novos edifícios sem o devido respeito para com o meio-ambiente e a paisagem.
Estes erros pagam-se muito caro e a factura aparece muitos e muitos anos depois, a sensação com que fiquei depois de umas voltas que dei de bike, foi que aqui a Natureza perdeu a batalha.
Em vez de se preservar o que de bom existia, foi-se deixando fazer de tudo um pouco sem regras nem respeito pela natureza, e o resultado esta há vista, uma lagoa que e um espaço improprio para banhos e uma fauna e flora que a cada ano que passa vai desaparecendo.
Por ultimo, vou falar da ciclovia que circunda a "Lagoa de Mira" e na qual eu há uns anos atras pedalei com um piso em muito melhor estado.
Construir e deixar ao abandono nunca foi solução.
O correcto deve ser construir e preservar, mas isso alguns autarcas parecem não entender, talvez porque fazem obra sempre a pensar nas campanhas eleitorais.
O estado em que se encontra parte da ciclovia vai obrigar a uma intervenção de vulto que custara aos contribuintes uns milhares de euros, os quais poderiam em parte ser poupados se regularmente tivesse sido feito a manutenção a esta excelente infraestrutura que proporciona a quem gosta de caminhar ou pedalar momentos de relaxe e prazer.

 

4 comentários:

nêspera disse...

É o habitual. :(

Olha, e eu não concordo nada com isso das ciclovias. Os ciclistas devem (poder) andar de bicicleta onde bem lhes apetece!

Bjis :)

Henrique Mário Soares disse...

pois, eu também não, mas tenho de admitir que algumas foram construídas em locais fantásticos que dificilmente conheceríamos se não existissem estes espaços. A ideia de se transformar antigas linhas férreas em ciclovias a meu ver e positiva. Andar de bike na estrada e MUITO perigoso e cada saída e uma lotaria. Eu também já apanhei uns valentes sustos, por isso estes espaços tem tanta aderência por parte de quem pedala. Vamos a ver se com a entrada em vigor do novo código de estrada a situação se altera, mas eu acho que não basta mudar leis se não se alterarem comportamentos. Se os condutores tiverem o cuidado de deixar mais distancia em relação ao ciclista quando o ultrapassam (1,5 mtrs.) isso evitara muitos sustos e ate acidentes, mas tem muito condutor que teima em dar "tangentes" sem saber o perigo que isso representa para quem esta mais vulnerável. Bjks

COBRABTT disse...

Pois é irmão. Que saudades me trazem estas fotos e este lugar. É verdade que um "bando" de gentinha estragou aquilo que era BOM, BONITO, mas a ganância dos empreiteiros,aliados a Presidentes de Câmara e de Juntas de Freguesia, para poderem tirar dividendos monetários nas licenças que se aprovam levaram a que uma das zonas mais Belas do País a uma Lagoa, onde na década de 70 tinha Pimpões, Carpas, Enguias e até ameijoas de água doce, hoje em dia nada quase disso tenha, devido a autorizarem a construção de habitações e outras Infra-estruturas a rodear a Lagoa. Como sabes, quando os nossos Pais nos levavam para Mira, nessa altura tomava-se Banho na Lagoa, andava-se de barco, Pescava-se ao entardecer, ou seja era um lugar aprazivel. Com a tua descrição aqui parece que agora já nada disso existe. Há já algum tempo que não vou a Mira e já da última vez em que por lá passei (ia de bicicleta num passeio a caminho de Fátima), já nessa altura vi em como deixaram degradar um dos locais mais apraziveis para passar férias que Portugal tinha. Tenho pena que um bando de individuos a troco do seu bem estar tenham conseguido deixar destruir a lagoa de Mira, assim como tenha pena que os senhores atrás identificados só pensem em arranjar as coisas quando se aproximam as Eleições. Mas, também mais pessoas são culpadas por isto acontecer, pois na década de 70 só alguns faziam férias, mais concretamente Campismo, mas depois do 25 de Abril, com o aumento do nível de vida (o que foi bom para todos), devia este país ter ensinado os que iriam passar a fazer férias, a prezervar a natureza, o manter o que mais belo havia, até para que as gerações futuras pudessem também usufruir o que alguns na década de 70 usufruiram. Pois é irmão, o meu Filho nunca irá saber o que era tomar banho na Lagoa de Mira, nunca irá saber e ter o prazer de pescar pimpões com uma cana que arrancavamos nas margens da lagoa e com uma rolha a servir de boia e um anzol e um pedaço de pão, passavamos horas a pescar ao lusco fusco. Depois como amantes da natureza que eramos lá largavamos os Pimpões novamente para a Lagoa, já que os mantinhamos vivos até acabar a pescaria. Bons tempos esses que agora devido a alguns nunca mais haverá.

Henrique Mário Soares disse...

E bem verdade irmão fomos bem felizes neste local e tudo era bem diferente e saudável nesse tempo. Este e outro dos locais que nunca mais recuperara a beleza que teve em tempos. Sabes estive no Pub "Stuart" e lembrei-me de ti, esta exactamente igual como no nosso tempo. Infelizmente os parques de campismo também já não são o que eram.
Adeus Praia de Mira
adeus meu coraçao chora
levo comigo a saudade
da "estrangeira" que namorei e já foi embora.

Bons velhos tempos em que as miúdas estrangeira vinham acampar sozinhas para o Orbitur camping.