terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

BTT Solitário - "Eis o Sol, senhores." (passeios de domingo)

Fim-de-semana com sol é gente na rua, pensava eu, enquanto me equipava para mais um passeio de bike. Depois dos muitos dias de chuva (ok, eu sei que ela é precisa...), e de fins-de-semana com "mais do mesmo" (chuva...), finalmente o tempo fez uma trégua e brindou-nos com céu azul e sol.
Algum frio é certo, mas nada que não se consiga aguentar, basta vestir um bom agasalho. O combinado foi fazermos um passeio ligeiro e sem grande esforço físico, assim, lá fomos pedalando calmamente em direcção á Avenida da Boavista. Chegados aqui, e um pouco antes da entrada para o Parque da Cidade, virámos á esquerda para a ciclovia que passa junto ao Liceu Garcia da Horta e que vai em direcção á Pasteleira. Este trajecto é de fácil reconhecimento pois está devidamente assinalado. A sua dificuldade é mínima, basta saber andar de bike.:)  Seguimos depois pela ciclovia fora, sempre a descer até ao "Fluvial"      indo desembocar junto á marginal do Rio Douro, aqui virámos á direita para a Foz.
Por esta altura o frio amainava um pouco e os raios de sol brilhavam, na marginal eram já muitas as pessoas que optaram por um passeio junto ao mar, como eu previra. Aqui a dificuldade maior são os peões, é preciso ir com muita atenção pois apesar de existir uma ciclovia marcada no pavimento, são ainda muitas as pessoas que não respeitam esse espaço reservado para a circulação dos cicloturistas. Enfim, mentalidades que pouco a pouco vão mudando, pois o número de utilizadores de bicicleta não pára de aumentar, e aqui também tenho de fazer uma critica a muitos cicloturistas que teimam em  não circular no espaço reservado para as bikes e que andam nos passeios em velocidades exageradas. Um maior respeito mútuo é preciso para uma sã convivência entre todos. Marginal fora seguimos em direcção ao Castelo do Queijo e daqui para a marginal de Matosinhos. Aqui aplicasse a mesma regra da marginal na Foz, muito cuidado com os
 peões, principalmente com as crianças. Seguimos depois para Matosinhos e passámos a ponte móvel sobre o Porto de Leixões para entrarmos de novo na ciclovia que vai até Leça da Palmeira. Percorremos toda a marginal de Leça onde uma vez mais havia muita gente a passear. Nesta zona faz falta a marcação de uma ciclovia para facilitar a vida aos cicloturistas, mas também aos peões. Desta forma conseguia-se criar uma zona para os utilizadores de bicicleta e outra para os peões, depois basta o respeito mútuo e todos podem usufruir desta  espaço com uma vista lindíssima para o mar, sem receios de acidentes. Autoridades pensem nisso...um pouco de tinta, algum trabalho e o assunto fica resolvido para segurança de todos. A primeira parte do nosso passeio aproximava-se do fim pois ao longe já avistávamos a Casa de Chã da Boa-Nova, obra emblemática do arquitecto Siza Vieira e que actualmente se encontra vandalizada e ao abandono. São estas tristes imagens que em nada beneficiam o nosso País, mas sobre este triste episódio não me vou alongar mais. Fizemos depois uma ligeira pausa junto á capela da Boa-Nova, aqui aproveitámos para tirar umas fotos, beber alguns líquidos e comer alguma coisa. Foi uma pausa curta, alguns minutos depois voltámos a montar nas bikes para fazer o percurso no sentido inverso. O resto do passeio foi feito em amena conversa disfrutando do calorzinho que já se fazia sentir. No final foi um passeio agradável e que serviu essencialmente para "desenferrujar", após duas semanas de inactividade. Para o próximo fim-de-semana há mais. Boas pedaladas para todos.
 "Bicicleta, veiculo movido a paixão"      
 
       

3 comentários:

COBRABTT disse...

Bonito passeio, também gosto de o fazer. Agora que o tempo vai ficar melhor, qualquer dia fazemos um até Mindelo.
Continuação de boas pedaladas.
Vai dando noticias sobre futuros passeios.
Teu irmão Zé

COBRABTT disse...

Bonito passeio esse, também já o fiz e até na tua companhia, pois é um trajecto que normalmente eu faço.
Qualquer dia fazemos um, já que o tempo agora vai melhorar.
Continuação de boas pedaladas
Teu irmão Zé Manel

Henrique Mário Soares disse...

Ao tempo que não te ouvia, tens andado desaparecido ?!?. Um destes dias marcámos e vamos dar umas pedaladas. Cuidado a "eBike" vai a toda a brasa :) Um abraço, fica bem