sábado, 11 de setembro de 2010

E.P.T. - Escola Prática de Transmissões - Arca D`Água - Porto

Nesta data (11 de Setembro) no ano de 1984, assentei praça no Quartel de Arca D`Água no Porto.
Lembro-me de ter ido de autocarro e de que ia ansioso, levei o cabelo já rapado por indicação do meu irmão mais velho que pela tropa também já tinha andado, e para dessa forma evitar as célebres rapadelas que davam aos "mancebos" que chegavam aos quartéis com o cabelo ainda comprido.
Os primeiros dias foram um pouco complicados, principalmente na questão de dormir, pois a caserna não é o nosso acolhedor quarto. O restante foi necessário adaptar-me ás regras da disciplina que são apanágio de todo o serviço militar.
A responsabilidade com os horários, as formaturas, os serviços de limpeza da caserna e serviços no refeitório (faxinas), os exercícios físicos todos os dias, e a ordem unida, marchar, aprender a manejar uma arma e mais tarde a especialização (transmissões). Tudo isto exigências de uma recruta que durou cerca de 3 meses, o mais difícil era a alimentação que no exército não era por aí além, (comia-se!!!).
Foi um período importante na minha vida de que NUNCA me arrependi, e posso dizer que na tropa aprendi bastante, tenho saudades dos meus antigos camaradas de armas, 4º Turno Setembro 1984, que gostava de rever.
Para todos eles estejam onde estiverem um forte abraço.
E.P.T. - Arca D`Água - Porto - 4º Turno - Setembro 1984.

34 comentários:

COBRABTT disse...

unceshEra como tu dizes, lá apareciamos nós para cumprir um dever civico que estava consignado na Constituição (Eramos preparados para a DEFESA DO PAÍS). Infelismente a Escola (EPT) original já não existe, também foi a minha Escola, de duas maneiras, uma como Militar Tm e Outra como Funcionário Civil do QPCE. Por incrivel que pareça estava na EPT quando ela foi deslocalizada para o EX RIP (Senhora da Hora), local onde depois estive até regressar ao (Prédio Militar). As voltas que a vida dá. De qualquer maneira gostei de estar na Escola, tanto de quando era militar, como depois de Funcionário Civil, sempre será a minha e tua Escola, pois EPT só há uma, aquela onde andamos a fazer a Instrução de Transmissões.
Teu irmão Zé manel

Unknown disse...

Caro camarada, o meu nome é Reinaldo Ferreira e num momento de saudade do meu serviço militar dei comigo a pesquisar na Internet, algo relacionado com a Escola Prática de Transmissões do ano de 1984 quando assentei praça a 11 de Setembro deste ano. Foi com muito agrado que encontrei no teu blogue a fotografia do nosso plutão, eu também tenho esta foto. Depois da recruta fui 1ºcabo e desempenhei as minhas funções no centro de mensagens , mais propriamente no posto rádio da EPT. Folgo em saber que afinal as saudades do serviço militar são reciprocas e desde já envio-te um forte abraço e a todos os camaradas que porventura consultem o teu blogue.

Henrique Mário Soares disse...

Camarada Ferreira, obrigado pela tua visita, fico contente por saber que ainda há malta de "armas" por aí. Depois da recruta rumei ao R.T. Lisboa do qual escrevo também aqui no meu blogue. Se puderes indica na foto qual dos camaradas és...
Bom seria a malta encontrar-se toda para um almoço, isso é que era fantástico...Um forte abraço, Soares

Unknown disse...

Caro camarada Soares.
Eu sou o primeiro da segunda fila ( da esquerda para a direita) ao lado do furriel. Como podes compreender recordo-me vagamente de ti uma vez que passamos juntos somente a recruta, de qualquer forma é um grande prazer comunicar contigo e partilhar momentos bons e sobretudo difíceis que passamos no nosso serviço militar. Lembras-te que o nosso plutão era o que marchava melhor de todo o quartel e no dia do juramento de bandeira chovia que se fartava e nós na parada mais parecíamos lagartos todos ensopados até ás cuecas e no momento de dizer juro até ao sacrifício da própria vida nós dizíamos "Juro" mas duma forma muito mais ténue ( está bem, está ...). Fico atento ao teu blogue e espero que mais alguém apareça, um abraço do Ferreira.

Henrique Mário Soares disse...

Então não me lembro, camarada Ferreira, eu sou o 2º da primeira fila da direita para a esquerda após o cabo. Como disse após a recruta fui para o R.T. na Graça em Lisboa e fui colocado no D.S.P.(Direcção Serviço Pessoal) que ficava no Terreiro do Paço-Lisboa. Fiz lá todo o resto do SMO mas como se tratava de uma repartição só faziamos serviço das 8h ás 18h depois a repartição fechava e a malta rumava ao quartel na Graça (R.T.) para dormir, no dia seguinte voltavamos para o serviço no D.S.P. Fachinas nada, formaturas nada, serviços nocturnos nada, 2 dias de escala por semana e aos fins-de-semana nada pois a repartição fechava. Apesar de ser um local de muitos gabinetes e muitas patentes eramos respeitados e admirados, pudera a malta é que assegurava as comunicações naquela casa e eles precisavam de nós para os "esquemas" das chamadas pró tecto. Mas gostei especialmente foi da recruta que como tu disseste e bem foi um momento unico nas nossas vidas e o nosso pelotão sempre foi muito unido, só foi pena ter chovido a cantáros no dia do nosso juramento de bandeira. Deixo-te aqui o meu endereço de email para o caso de quereres enviar emails
hmgbsoares@gmail.com
Um forte abraço camarada e vamos a ver se conseguimos apanhar mais malta do nosso pelotão, foi com essa intenção que coloquei estes posts no meu blogue.
Obrigado pela visita e volta sempre que desejares
Alfa/Delta/Echo/Uniform/Sierra
Soares

cidadão do mundo disse...

Bom em pesquisa pela >EPT dei com este Blog , não era do vosso pelotão mas sim do 1º.85 de qualquer forma reconheço o sargento cuja alcunha"estica a pi...)nunca vou esquecer.
Chelas
mrodrigues1964@gmail.com

Henrique Mário Soares disse...

Um abraço camarada de armas Rodrigues, e volta sempre. Grandes tempos passaram as gerações do nosso tempo no SMO (serviço militar obrigatório). Apesar de obrigatório a malta fazia Amigos, divertia-se e aprendia. Grandes tempos camarada.
Um abraço

Unknown disse...

Olá, Eu sou Fernando Pereira Lages, mais conhecido como Gerês, no plutão na Escola Prática de Transmissões - Arca D`Água - Porto de Maio de 1985 a Agosto de 1986 Gostaria de reencontrar os meu camaradas do 3ºplutão dessa unidade, com os melhores Comprimentos do Gerês e que entrassem em contacto comigo deixo aqui o meu numero 91410294. Obrigado.

Unknown disse...

Boas camaradas, tambem andei pela EPT mas sou do 1º de 91 e penso que reconheço o cb que está na foto, por acaso não é o Silva? Depois de ter feito a recruta aí fui para a Amadora, Reg. Comandos, para o posto rádio e no fim do tempo obrigatório regressei a casa, Arca d'Água tendo em 93 feito parte da ONU em Moçambique e quando regressei já fui colocado na Senhora da hora. Bons tempos. Um forte abraço a todos e agora que encontrei este blogue não o largo mais. Chamamo-me Mário Silva. Na recruta era o Rocha.

Henrique Mário Soares disse...

Obrigado pela visita, Camarada Rocha.
No fundo seja de que turno seja somos todos uma grande familia pois eramos todos "camaradas de armas". fica patente que as nossas gerações gostaram do serviço militar, foi um perido bom nas nossas vidas onde se fez Amigos e só é pena a malta de cada turno não se encontrar para um jantar de comemoração. Julgo que faz falta a estas "novas gerações" uma experiência destas para saberem "beber" os valores da camaradagem. Obrigado por tudo e volta sempre
Um forte abraço para ti
recruta Soares - Set.84

Eduardo José Calado Queiroz disse...

Assentei praça no 3ºTurno de 1980, e desde então nunca mais tive contactos com nenhum dos meus camaradas. Pertencia à 4º Pelotão da 2ª Companhia de transmissões. Se aparecer algum camarada gostava de estar em contacto e matar algumas saudades!

Melo Andrade disse...

Mais uma vez dei por mim a pesquisar pela EPT e foi assim que dei com este blogue. Fui do 1º turno de 1985, era conhecido pelo nome Estoril. O 'cidadão do mundo' disse que também era do 1º de 85 e assinou como Chelas. Eu tinha um Chelas no meu pelotão! Será que és tu Chelas? Tinhamos no nosso pelotão o camarada mais conhecido em todo o quartel, era de Oeiras e chamava-se Barbeiro ou Barbedo (já não me lembro muito bem!). Tenho muitas saudades desses tempos. Um grande abraço para todos os camaradas.
Jorge ('Estoril' - 1º de 85)

Henrique Mário Soares disse...

Um forte abraço camarada Melo. Espero com este post contribuir para que a malta da E.P.T. se encontre, sejam de que turno forem. Afinal todos temos algo em comum, prestámos o S.M.O. (serviço Militar Obrigatório) e somos todos da mesma arma TRANSMISSÕES. Foram tempos maravilhosos e espero que mais malta faça contactos. O que me chegar eu divulgarei. Um forte abraço para todos os camaradas de armas.

Melo Andrade disse...

Henrique Soares, tens toda a razão! Não interessa o turno. O que realmente interessa é relembrar esses tempos que para mim foram tempos muito 'loucos' e tempos nunca irei esquecer. Lembro-me perfeitamente no dia que fui para a tropa: acredita que chorei de raiva, pois eu não queria mesmo ir, mas era obrigatório! Andei uma ou duas semanas a chorar! Hoje posso dizer que os dias que lá passei foram realmente únicos. Tenho mesmo muitas saudades.
Um grande abraço para ti e para todos os camaradas.

Se alguém quiser contactar:
ajmelodeandrade@gmail.com

'Estoril' 1º turno de 1985

Unknown disse...

Olá Soares
Hoje sem querer pesquisei e dei com este blog.
Sou o Azevedo(na foto estou lá em cima na última fila exactamente no meio).Lembro-me perfeitamente de ti, também fui para lisboa mas como fui dos primeiros a escolher (no RT) fui para o EME ( e, quando calhava, dormia no RT). Penso que até fui eu quem te disse para escolheres o DST e tu foste substituir o meu irmão no DST (ele estava na peluda). Também me lembro perfeitamente do Ferreira.

Grande Abraço aos dois (lembro-me de quase todos mas só tornei a contactar o Matos, o Porto, os Acoreanos eo Furriel Matos)

Unknown disse...

Olá Soares
Hoje sem querer pesquisei e dei com este blog.( tenho pena não o ter feito anteriormente)
Sou o Azevedo(na foto estou lá em cima na última fila exactamente no meio).Lembro-me perfeitamente de ti, também fui para lisboa mas como fui dos primeiros a escolher (no RT) fui para o EME ( e, quando calhava, dormia no RT). Penso (não tenho a certeza) que até fui eu quem te disse a ti para escolheres o DST e tu foste substituir o meu irmão no DST (ele estava na peluda). Também me lembro perfeitamente do Ferreira.

Grande Abraço aos dois (lembro-me de quase todos mas só tornei a contactar o Matos, o Porto, os Acoreanos eo Furriel Matos)

Henrique Mário Soares disse...

Um grande abraço para ti camarada Azevedo. De todos do nosso pelotão tenho contacto com o Rodrigues de Penafiel e ainda nesta quadra de natal estive na conversa com ele. Bom seria uns e outros irem trocando contactos e marcarmos um almoço. Fica a ideia, um forte abraço e um excelente 2014.

Unknown disse...

Pois, é com muito gosto que coberta os existência deste blog e deste tema.
Caro companheiro, não me lembro de ti, mas pelo teu número, e turno, devemos ser do mesmo plutão.
Teria muito gosto em conversar sobre este tema.
Abraço
thismotecreakig

Henrique Mário Soares disse...

Camarada Faria, o tempo passou rápido e também eu não me recordo de ti. Este "post" foi colocado por mim colocado na tentativa de encontrar antigos camaradas de armas. Também não me recordo quem és, talvez se indicares na foto que publiquei quem és as duvidas sejam esclarecidas. Um forte abraço. Obrigado pela visita

Unknown disse...

Nada melhor que o 3º turno de 1977, onde o Fernando Gomes tambem fez tropa, na altura o Maj. Verissimo da Costa era o cmdt de instruçao

Unknown disse...

Nada melhor que o 3º turno de 1977, onde o Fernando Gomes tambem fez tropa, na altura o Maj. Verissimo da Costa era o cmdt de instruçao

Unknown disse...

Não seria Maj Veríssimo da Cruz?

Unknown disse...

Sou de 1985 Socorrista CARDOSO ..Sou do Porto
Entrei 21/1/1985 ....
Alguem desse tempo ???
ALTOMAR@LIVE.COM.PT. .
Abraço

Unknown disse...

Sou de 1985 Socorrista CARDOSO ..Sou do Porto
Entrei 21/1/1985 ....
Alguem desse tempo ???
ALTOMAR@LIVE.COM.PT. .
Abraço

Unknown disse...

Se aparecer alguém do 1 turno de 1985 de Rip, por favor que envie mensagem para luis.barbosa7@sapo.pt

Andou lá o meu pai que gostava de reencontrar alguns colegas,

Abraco

Unknown disse...

Saudades da EPT! Amadeu Teixeira. Agosto de 1984. 2° Furriel Miliciano "Teixeira"

Henrique Mário Soares disse...

Sem dúvida, e muitas camarada Teixeira. Volta e meia passo por Arca D`Água e dá pena ver o estado em que se encontra aquele quartel. Obrigado pela visita a este meu "espaço" que por agora se mantém parado. Talvez um dia destes volte a publicar. Um abraço

Unknown disse...

Luis Barbosa. Sou do 2º turno de 1985 e conheci e tornei-me amigo de um Barbosa do 1º turno desse ano, depois de Agosto enquanto ambos estivemos como tty no Quartel General de Évora. Não sei se será o mesmo mas aqui fica a informação.
O meu último nome é Martins e sou do Algarve.
Cumprimentos.

Henrique Mário Soares disse...

Um abraço camarada Luis Barbosa. Obrigado pela tua visita.
Grito das Transmissões

Na vanguarda, avançamos
O mundo, informamos
O segredo, guardamos
As transmissões, mantemos
Alfa, Bravo, radiações
Bip, bip, TRANSMISSÔES

Unknown disse...

Boa noite. Gostaria de saber se alguém conheceu o soldado Ribeiro que entrou em 11 de Setembro de 84 e era de Mesão Frio

Henrique Mário Soares disse...

Bom dia,
Volto a este meu espaço para deixar um FORTE ABRAÇO a todos os camaradas das armas de Transmissões com VOTOS DE UM EXCELENTE 2019
Alfa, Bravo, Radiações
Bip, Bip, TRANSMISSÕES

Gabriel disse...

Boa Noite,
Olá, 1º. Pelotão, Maio de 1976, gostaria de rever alguns dos camaradas, coloquei uma foto no Twitter (procurar CU3AN) um abraço para cada um, José Alves Silva, Ilha Terceira AÇORES. cu3an@hotmail.com Bip,bip,Transmissões.

SOUSINHA disse...

ola
segundo turno 77(maio)
Agostinho Sousa
porto
depois de jurarmos bandeira fui para lisboa(graca) e depois para Elvas
se alguem tiver info por favor contacte SOUSA

SOUSINHA disse...

sousa -porto
maio 77
depois do juramento bandeira fui para Lisboa e depois para Elvas
e mais uma serie de trf
se alguem e desse tempo pf info obrigado camaradas