quarta-feira, 23 de junho de 2010

São João do Porto - A noite mais longa do ano !

Estamos à porta da noite mais longa e ao mesmo tempo mais curta do ano.
Milhares de pessoas saiem para a rua para celebrar uma festa mágica e única no país, balões iluminam o céu, cheiros e sabores confundem-se com o som do martelinho.
Vivo sempre com grande intensidade esta noite e recordo com saudade os meus tempos de juventude e outras noitadas de São João. Os bailaricos nos bairros típicos da cidade, os divertimentos na Rotunda da Boavista, a multidão descendo a Rua Júlio Dinis em direcção ao Palácio de Cristal local obrigatório de visita, na altura em que lá dentro estava a feira popular (e que as politiquices acabaram com ela...) as brincadeiras com as miúdas, a vontade de conhecer novas pessoas numa altura em que não tínhamos nem telemóveis, nem internet, seguir na galhofa de martelinho na mão para as Fontainhas e depois descer as escadas do codeçal para a Ribeira para ver o fogo de artificio.
Fazíamos cordões de pessoas com as mãos dadas e entoávamos cânticos (a nossa é a maior...) e seguíamos assim marginal fora até à Foz.
Normalmente a noitada de São João acabava na praia já o dia nascera e onde finalmente descansávamos o corpo, e assim continua a ser com as gerações mais novas de agora.
É a noite mágica da minha cidade, que deve ser vivida de espírito aberto e que ninguêm deve perder, pois São João é no PORTO.
Só desejo não encontrar ... vuvuzelas !!!
Bom São João !

1 comentário:

amor de uma mae disse...

bom s.João
e viva o Porto!!!!!!!!