sexta-feira, 25 de junho de 2010

São João Porto 2010

No final a noite até nem correu mal, e vuvuzelas vi (ouvi...) duas !!!
Mas tenho de denunciar aqui, de que ao contrário do que diz o presidente da Câmara do Porto, o São João está pior, e está a perder a sua essência e tudo o que fez dele a festa mais fantástica do país. Ao acabarem com os festejos em locais típicos do centro da cidade (Rotunda da Boavista, Palácio de Cristal, Feira Popular, etc) e ao mudarem esses festejos para a periferia, lentamente estão a acabar com a tradição do São João.
Valha-nos ao menos os bairros típicos da cidade, autênticos baluartes dos festejos da noite de São João, comandados por um punhado de carolas, velhotes(as), dinámicos e foliões que nos dão pelo menos o prazer de termos em alguns locais um cheirinho do que era o São João na cidade do Porto, aqui à um bom par de anos atrás.
O São João sempre foi uma festa onde os festejos eram celebrados dentro da cidade por uma imensa multidão vibrante e brincalhona, e só quem nunca brincou ao São João (na rua...) é que pode fazer uma afirmação do calibre que o presidente da câmara fez (o São João está melhor!!!).
O São João nos anos 80/90 era fantástico, a "Rotunda da Boavista" cheia de gente, "Julio Dinis" igual, e um mar imenso de povo a caminho do "Palácio de Cristal".
Seguir daqui para a "Torre dos Clérigos" e descer à "Praça da Liberdade" era uma prova de força, subir "31 de Janeiro" em direcção à "Batalha" e depois para as "Fontaínhas" era a prova de resistência.
Para o presidente da câmara o São João está óptimo, passeia-se de barco no rio Douro com 200 convidados, come e bebe do melhor, vê o fogo em local privilegiado, mas não vai para o meio do povo, o mesmo povo que ele despreza e que o voltou a eleger para presidente da câmara da cidade.
Talvez um dia seja eleito alguêm que possa devolver os festejos do São João às ruas da cidade e consiga fazer desta festa o que ela durante muitos anos foi...um autêntico mar de gente por toda a cidade brincando ao SÃO JOÃO.
Até lá vou aguentando esta tristeza...

Sem comentários: