quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Despedimentos





Num debate promovido em Guimarães pelo CDS-PP, o presidente da C.I.P. (Confederação da Industria Portuguesa) defendeu alterações à legislação laboral para FLEXIBILIZAR o despedimento individual.
Segundo este "douto-iluminado" é por causa da legislação actual que considerou rígida no que diz respeito às razões para despedir, que muitas empresas são "empurradas" para o despedimento colectivo.
Durante muitos anos os empresários deste país andaram a receber subsídios vindos da União Europeia, e em vez de modernizarem as suas empresas e darem formação profissional aos seus trabalhadores, trataram foi de utilizar os subsídios em beneficio próprio e das suas familias (sei do que falo pois também fui "pressionado" para a assinar papeis de formação que nunca dei...), e agora vem com esta conversa de treta para justificar que a culpa de tudo isto é dos TRABALHADORES e da nossa lei laboral.
O que querem eles ? DESPEDIR a seu belo prazer!!!
Bom seria que estes "senhores" metessem a mão na consciência e vissem o que andaram a fazer durante todos estes anos pós 25 de Abril.
Tudo lhes tem sido facultado, tudo lhes tem sido permitido, pelos sucessivos governos de direita (pois temos um PS "ás direitas", que de SOCIALISTA nada tem...) e mesmo assim ainda não estão satisfeitos. Para eles assim que os lucros baixam, tratam logo de despedir, mas nos anos em que os lucros eram muitos, nunca trataram de distribuir por quem também trabalhou em prol do sucesso da empresa.
Enquanto a exploração do homem pelo homem não acabar, haverá sempre quem RESISTA, haverá sempre QUEM DIGA NÃO!!!
Este "douto-iluminado" fala fácil porque tem o seu "tacho" garantido e não tem de viver todo o mês com o ordenado mínimo.
Desconhecerá por certo ou faz-se desentendido de que as empresas são os seus funcionários, são eles que com o seu trabalho, com o seu empenho no dia-a-dia, que fazem com que a mesma atinja os objectivos a que se propôs e dessa forma tenha LUCROS.
É desses LUCROS que a entidade patronal paga aos seus funcionários, ou seja o nosso salário é a remuneração referente ao nosso trabalho durante um mês.
Ou será que este "douto-iluminado" julga que a gente acredita que o "bonzinho" do patrão tira do seu próprio bolso e nos paga o salário pelos nossos lindos olhos.
Sem lucros nenhuma empresa sobrevive, e julgo que nenhum trabalhador tem interesse que a sua empresa onde trabalha vá há falência e por consequência fique no desemprego.
Bom seria que todos tomassem consciência e não se alheassem destas realidades, pois as organizações que defendem o patronato atiram sempre com as culpas destas situações para os trabalhadores, e é nos DESPEDIMENTOS que vêem a resolução do problema, quando o principal da questão é simplesmento a obtenção de MAIS LUCROS, seja a que custo for.
A realidade é que as empresas fecham umas atrás das outras sem serem penalizadas, instalaram-se cá, receberam ajudas do estado (chorudos subsidios!!!) e não cumpriram com os contratos acordados, depois fecham e fogem para paises onde a mão de obra seja mais barata, menos qualificada, onde os trabalhadores tenham menos direitos, onde possam trabalhar 16 a 18 horas por dia com ordenados de miséria.
No fundo este "douto-iluminado" não passa de um demagogo que tal como outros que existem neste país, merece a justiça que era feita na terra da minha mãe.
Justiça de Fafe...

p.s. Proletários de todos os Países, Uni-vos!!!

Sem comentários: