segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 de Outubro







A PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA, EM 5 DE OUTUBRO DE 1910, foi um acontecimento de decisiva importância na história de Portugal. Com ele se iniciou, na vida e na evolução do povo português, uma época nova, assinalada por episódios relevantes...
As gerações que surgiram depois dele, nem sempre puderam fazê-lo com a indispensável atenção e o interesse que merece o que não impediu que o regime então implantado se consolidasse e criasse raizes indestrutiveis na alma e na consciência dos homens da nossa época.
Uma larga campanha de doutrinação e esclarecimento, realizada na imprensa, em reuniões públicas, no Parlamento, nas escolas, no convívio dos cidadãos, preparou a mudança das instituições politicas. Nela colaboraram eminentes figuras da vida intelectual do País e o seu escol moral e profissional. Durante trinta anos o partido republicano, vencendo as dificuldades postas no seu caminho, fez uma sementeira de ideias e princípios que frutificou explêndidamente. Os propagandistas da Republica, oradores, tribunos, professores, jornalistas, puseram ao serviço do seu ideal, com os méritos que todos lhes reconheciam, a firme intenção de darem um exemplo de isenção, desinteresse, devoção cívica e fraterna compreensão das necessidades dos seus compatriotas.
Esse partido foi, nos trinta anos que decorreram entre a comemoração, por sua iniciativa, do tricentário de Camões e a proclamação da Republica, a maior força politica organizada e a unica alternativa válida para o descalabro em que a Nação se encontrava, com a disciplina interna e o crédito externo profundamente afectados pelos erros dos dirigentes e agrupamentos monárquicos os quais representavam interesses que, dominando a politica nacional, não serviam a causa do progresso e do bem estar do povo pelo que este não cessava de manifestar a sua oposição ao estado de coisas existentes.
Quando a derrocada da monarquia se consumou, como epilogo de um movimento revolucionário triunfante, o País aderiu ao novo regime com um entusiasmo indescritível que consagrou os esforços dos pioneiros e dos artifices infatigáveis da obra de renovação nacional em que o Partido Republicano se empenhou.
O País ofereceu ao mundo um espectáculo impressionante de unidade que irmanou as classes e os indivíduos num amplexo confiante. Desse espectáculo ficou uma recordação inapagável que o equiparou aos momentos mais altos da vida nacional. Os portugueses voltaram a sentir, após um periodo de decadência e abdicação, que o seu destino era superior às contingências dos regimes e às fraquezas daqueles que tinham o encargo de o dirigir...

A acção desenvolvida pelos que triunfantemente prepararam o seu advento resistiu às provações a que foi submetida e tornou-se indiscutivel. Impôs-se e dominou as correntes que pretenderam opor-se à sua marcha vitoriosa. O regime republicano identificou-se com a Nação para exprimir os seus anseios...
Não há melhor maneira de prestar homenagem aos que souberam fazer dela o instrumento que preparou o regresso de Portugal à sua missão histórica e lhe permitiu ocupar, entre as nações civilizadas, o lugar a que deu incontestável direito o seu passado.
Na nossa caminhada como País livre e independente, senhor dos seus destinos e desejoso de servir a causa comum da civilização e do progresso, a proclamação da Republica marcou uma data inconfundível...
Os seus nomes ficaram inscritos entre os daqueles que esforçadamente lutaram pelo bem, pela felicidade e pela prosperidade de Portugal. Fizeram-no sem preocupações mesquinhas nem propósitos interessados, e esse é o seu mais valioso titulo de honra.
Conquistaram um lugar de que não será possivel desalojá-los, e com ele os títulos ao reconhecimento das gerações que, recolhendo a herança que legaram, têm o dever de corresponder à sua profunda significação nacional.
É sobretudo, a elas, que este livro é dedicado.

Obs: texto retirado do livro:
"A História da Republica"
Edição comemorativa do cinquentenário da Republica
Editorial Século - 1963

VIVA A REPUBLICA
VIVA PORTUGAL