terça-feira, 13 de outubro de 2009

Casa Abrigo - Académico Futebol Clube














Como vem sendo habitual, de tempos em tempos volto ao Parque Nacional da Peneda Gêres (P.N.P.G.) para mais uma caminhada. Para quem não sabe a "Mata de Albergaria" é a jóia da coroa do parque.
Lá podemos encontar as antigas casas dos "Guardas-Florestais" assim como a "Casa Abrigo do Académico do Porto", infelizmente todas elas actualmente abandonadas e em avançado estado de degradação.
E perante todo este triste espectáculo questiono-me!
A quem interessa esta situação ???
Não consigo entender, porque se deixa deteriorar este património, só pelo facto de se encontrar dentro de uma área protegida do parque.
Se estas casas fossem alugadas para turismo de montanha, dariam uma excelente fonte de receita, que podia ser aproveitada em parte pela Câmara Municipal e outra parte para a preservação, manutenção, limpeza e reflorestação do Parque Nacional da Peneda Gêres (P.N.P.G.).
A falta de visão, a tacanhês e a inflexibilidade das pessoas responsáveis pela conservação de todo este património e da sua mata envolvente, faz com que continuem a ignorar os sucessivos alertas que lhes tem chegado a denunciar esta situação.
Não tardarão muitos anos e teremos nesta zona da "Mata de Albergaria" montes de entulho, tais como: pedras, telhas, janelas, madeira, etc. espalhados por toda esta zona sensível do parque, materiais esses provenientes das casas que actualmente se encontram abandonadas e à merce de quem as quiser vandalizar.
Nessa altura vozes "sábias" virão a terreiro defender a tese que muitos já defendem... a de se RECUPERAR URGENTEMENTE ESTE PATRIMÓNIO PARA DEPOIS SER RENTABILIZADO COMO TURISMO DE MONTANHA.
Preservando e divulgando o Parque Nacional da Peneda Gêres (P.N.P.G.) em toda a sua vertente ambiental, respeitando e fazendo respeitar a fauna e flora locais, estaremos a prestar um excelente serviço para toda a comunidade local e também para as gerações vindouras, que mais tarde nos irão agradecer por lhes termos deixado tal legado.
Percorro regularmente os trilhos nesta e noutras zona do Parque Nacional da Peneda Gêres (P.N.P.G.) e como escreví à uns tempos atrás até aos CARRIS já fui.
Foi uma jornada espectacular, com 4h.15m de viagem para cima e outras tantas para baixo, mas assim que cheguei ao topo da montanha, fiquei completamente deslumbrado e ainda hoje não consigo encontrar palavras para descrever o que ví e sentí.
Também pude verificar, que as noticias que ouvia contar sobre a degradação das antigas casas dos mineiros dos CARRIS corresponde inteiramente à verdade, essa foi a parte mais dolorosa de toda a caminhada.
Aqui sim é que se vê o quanto dinheiro se deita fora neste país, este magnifico local dava uma excelente estância de turismo de montanha, mas ninguêm parece ter coragem para ultrapassar a burocracia e o centralismo, que impedem que neste país este e outros locais como este, sejam aproveitados para servirem como fonte de receita regional/nacional.
À uns tempos atrás e numa das muitas caminhadas feitas pela "Mata de Albergaria" encontrei uma especie de "troféu" que muito me emocionou.
Junto à antiga "Casa Abrigo do Académico do Porto", entre fetos, entulho e velhas telhas caídas, alí estava ela... como que a querer dizer:
"Olha eu estou aqui"!!! ... "Lembras-te de mim" ???
E eu lembrei-me...
Quase chorei de alegria ao encontrar tal achado, peguei nela e fui para o rio que fica junto à "Casa Abrigo do Académico do Porto", lavei-a, limpei-a, embrulhei-a, meti-a na minha mochila e trouxe-a para casa.
Tenho-a guardada como recordação dos tempos maravilhosos que vívi no Parque Nacional da Peneda Gêres (P.N.P.G.) em especial na companhia de meus pais e irmãos, e de todos os outros companheiros/campistas que acampavam junto à "Casa Abrigo do Académico do Porto".

Nota: em redor da "Casa Abrigo do Académico do Porto" o terreno estava delimitado e era utilizado pelos sócios para acamparem.
A "Casa Abrigo do Académico do Porto" fica junto ao Rio Homem, é uma típica casa de montanha toda em pedra, com alpendre, uma grande sala, lareira, cozinha e no andar superior a casa de banho e quartos.

Casa Abrigo do Académico do Porto
Casa Abrigo do Académico do Porto
Casa Abrigo do Académico do Porto
Casa Abrigo do Académico do Porto
Carris - casas dos mineiros
Carris - casas dos mineiros

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde!
A Direcção do Clube ficou sensibilizada por saber da sua visita à antiga "Casa Abrigo" e gostaria de saber se nos pode oferecer a respectiva placa para colocarmos junto dos nossos troféus.

Cumprimentos,

Henrique Mário Soares disse...

Olá Companheiros.
Será com todo o gosto que a devolverei para a colocarem nas vossas instalações. Como falei acampei durante muitos anos junto á casa Abrigo do Académico, meus pais foram sócios do clube, meu irmão mais velho jogou muitos anos hóquei em patins, meu irmão do meio mini-basquete e eu e a minha irmã andamos nos "benjamins" da patinagem. Infelizmente meus pais mudaram de casa e fomos para mais longe o que tornou impossivel continuar a treinar no clube. Tenho um carinho especial pelo Académico e desejo ao clube muitos e longos anos de vida com muitos sucessos deportivos. Basta enviarem o contacto a quem me dirigir que eu terei todo o gosto em vos visitar e devolver este pequeno "trofeu" cheio de história.