domingo, 27 de setembro de 2009

Um Comboio chamado...DESEJO !

A locomotiva alí estava diante dos meus olhos.
Imponente ! Bonita ! Magnifica ! mas infelizmente parada.
Outrora importante para as populações que servia, é hoje em dia um monumento esquecido nas traseiras da antiga estação de comboios da cidade de Vouzela.
À muito que o comboio deixou de apitar por estas terras do interior, a desactivação de muitas das linhas férreas decidido pelo poder central, teve como argumento principal sobretudo os aspectos económicos, esquecendo os da mobilidade e o que o comboio representava para muitas das populações locais servidas por este meio de transporte.
O comboio cruzava terras e unia populações.
Ao contrário dos nossos vizinhos Espanhóis, que requalificaram muitas das linhas férreas do interior de Espanha, transformando-as em percursos turisticos, os governantes do nosso país decidiram pela desactivação e abandono, substituindo esses mesmos percursos por carreiras de autocarros.
Felizmente alguns municipios tem vindo a recondicionar as antigas linhas férreas desactivadas transformando-as em ciclóvias, aproveitando para desta forma darem uma magnifica utilidade a estas infra-estruturas.
Mais informações sobre ciclovias em:


Nota:
A linha Vale Vouga, foi inaugurada a 23 Novembro de 1908 (troço entre Espinho e Oliveira de Azemeis). Depois da instalação da Republica foi feita a ligação entre Aveiro e Sernada (Setembro 1911) e finalmente a 5 de Fevereiro de 1914 até Viseu.
A 27 de Dezembro de 1983 o Vale do Vouga assistiu à ultima viagem do seu comboio.