terça-feira, 23 de junho de 2009

Noitada de São João é NO PORTO

Mais um ano e mais uma vez já estou pronto para a grande NOITADA. Esta é a festa mais democrática do mundo e onde todos são tratados por igual.
Nesta noite não à lugar para "titulos" nem para "classes", aqui todos são povo à procura de exorcizar os fantasmas da tristeza e na busca colectiva da diversão, a maravilhosa diversão que nos alegra o espirito e alimenta a alma.
Nesta noite quem não gosta de "levar" com o martelinho não saí, quem não gosta de "levar" com o alho pôrro não saí, quem não gosta de confusão não saí.
A Noitada de São João foi sempre assim e sempre assim será.
NUNCA poderá ser "metida" em salas ou salões.
NUNCA será confinada a um espaço, ou a um determinado local da cidade.
Apesar da falta de empenho e do desinteresse de que tem sido alvo nos ultimos anos por parte da Câmara Municipal do Porto, a festa NUNCA morrerá, pois ela é o povo, e é o povo que saí para a rua e faz a festa.
Podem acabar com as diversões na "Rotunda da Boavista", no "Palácio de Cristal", na "Praça da Liberdade", podem acabar com a "Feira Popular", podem acabar com os "bailes populares" nos vários bairros da cidade, que a Festa de São João nunca acabará.
Por isso, mais logo saio para a NOITADA, vou comer umas sardinhas assadas com pimentos e um bom caldo verde, tudo bem regado com um tinto fresquinho, no final o sempre delicioso "cimbalino".
Depois é ir curtir para o meio da multidão, rir, brincar, mandar uns "piropos", dar e levar umas marteladas, lançar um balão, cheirar o "alho-pôrro" ver o fogo de artificio, e ás tantas da madrugada "poisar" o corpo cansado numa esplanada qualquer, para comer alguma coisa e retemperar forças.
Obs: áh! e temos um concerto à "borlex" dos G.N.R. junto á casa da Musica.

SERÁ POR CERTO UMA NOITADA EM GRANDE ... APAREÇAM !!!





2 comentários:

amor de uma mae disse...

uma boa noitada de são joão
essa noite para mim acabava sempre na praia a ver os balões no céu
boas recordações e muita saudade

Henrique Mário Soares disse...

Também para mim, e ainda assim é apesar de muito do que era a Noitada de São João do nosso tempo se ter perdido, mas vamos mantendo o espirito e a alegria que tanto caracteriza esta noite A MAIS LONGA NOITE DO PORTO.