sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Uma Boina Basca...

Um destes dias, cheguei ao emprego de "Boina Basca" na cabeça e alguém exclamou...
Oh Comunista !!!
É impressionante como neste país, passados mais de 30 anos sobre a "Revolução dos Cravos" ainda há pessoas que julgam os outros pela aparência. De certa forma esta prática continua enraizada em muitos dos Portugueses. Todos que por sua livre vontade não sejam do chamado "centrão" do politicamente e socialmente correcto são logo "rotulados".
Desde a adolescência que me habituei a viver com este tipo de "bocas", que não são mais do que incapacidades por parte de muitas pessoas em conviver com quem pensa diferente. Sou e serei sempre até á minha morte, um homem de Esquerda. Vivi intensamente na companhia dos meus falecidos Pais aqueles maravilhosos anos a seguir ao 25 de Abril de 74. O PREC, o sempre assumido e nunca desmentido PREC. Era conhecido entre amigos de infância pelo apelido "Lenine".
Respeitado, Rejeitado, Amado, Odiado, Provocado, Provocador, Contestatário, Interventivo, Irreverente, politicamente esclarecido e interessado por esse "fenómeno" novo que me cativava, muitas foram as vezes que conversas banais divergiam para empolgantes discussões onde as nossas divergências politicas ainda que na fase embrionária eram já fortemente defendidas, sempre no respeito democrático.
Nunca na minha cabeça se materializou a ideia que tantos anos passados eu fosse "brindado" com tal "boca" que recordo dos tempos de adolescência e que os meus amigos me presenteavam sempre que me viam com uma "Boina Basca" velhinha que era do meu falecido Pai, a qual guardo de recordação com carinho.
É este o País que temos, aquele onde muitas pessoas julgam que "o hábito faz o monge".
O que tentou impedir a aprovação da lei sobre a Despenalização do Aborto.
O que nega os Direitos ás Minorias.
O que nega os Direitos dos Homossexuais.
O que nega a Aprovação de uma lei sobre a Eutanásia.
O que fomenta a Corrupção e o Compadrio.
O que deixa o "Caciquismo" reinar a seu belo prazer.
O que tenta convencer por todas as artes e manhas que Alternativas de governação são "instabilidades".
Não deixa de ser impressionante como uma simples "Boina Basca" com um símbolo da Paz, consiga mexer com a consciência de certas pessoas que sendo "jovens" na idade são "velhas" na maneira de pensar.
Serei sempre um homem livre que luta por um Portugal mais justo, fraterno e solidário. Talvez muitos pensem ser utopia, mas eu julgo ser um dia possivel.
(Henrique Mário Soares)

2 comentários:

amor de uma mae disse...

aqui está algo verdadeiro
sem demagogias ...

muito bom!
perante isto tiro a minha boina.
bom fim de semana!

Anónimo disse...

Um dia no meu emprego,fui apelidado de comunista pelo meu patrão,por ter barba de 2 dias...perguntou-me:" Oh pá! Viras-te comuna?!"...