domingo, 11 de janeiro de 2009

Prioridade às Bicicletas

Segundo um artigo publicado na "Dinheiro & Direitos" de Jan./Fev. de 2009

... Portugal é um dos poucos Estados-membros onde a bicicleta não tem prioridade, mesmo que se apresente pela DIREITA...
... A ultima versão do código da estrada em Fevereiro de 2005, poderia ter corrigido as falhas da lei quanto à circulação de bicicletas na via publica, mas nada melhorou.
Os ciclistas continuam a perder a prioridade nos cruzamentos, mesmo quando seria mais lógico proceder de outra forma.
Um exemplo: se um ciclista seguir em frente numa via e surgir um automóvel num cruzamento à esquerda, o ciclista é OBRIGADO a parar para deixá-lo passar.

Este artigo deixa muito que pensar, não obstante as varias iniciativas para a utilização da bicicleta, bem como a construção de algumas ciclovias por todo o país, muito aínda há a fazer, pelos vistos a começar pela alteração no código de estrada.
Realmente é andando por esse mundo fora que se vê as diferenças, o ano passado estive de férias em Barcelona, lá as condições para os utilizadores de bicicleta são excelentes.
Por cá vamos vivendo no "desenrasca" como é usual entre nós, arriscando nossas vidas em cada volta de bicicleta que damos com os Amigos.














Porto - marginal foz - ciclovia impedida por automóvel















Porto - marginal foz - idem... idem... aspas ... sem comentários !!!













Barcelona - estacionamente de bicicletas



















Barcelona - ciclovia














Barcelona - aluguer de bikes



















Barcelona - ciclovia



















Barcelona - aluguer de Bikes


Sem comentários: