terça-feira, 9 de julho de 2013

Não ao Acordo Ortográfico !!!






Apesar da contestação de vários sectores da sociedade Portuguesa o "acordo ortográfico" lá segue a sua via de "alfabetização" de uma nova forma de se escrever o Português. Pouco importa os alertas de muita gente, pouco importa as assinaturas e os pedidos para a rectificação do que está mal, neste país o "quero, posso e mando" ainda vigora e tem tendência e acentuar-se.
O que verdadeiramente me irrita neste acordo, é verificar os erros que são cometidos em muitas palavras, os quais, alteram radicalmente a fonética da língua Portuguesa.
Portugal fala português, e a mim parece-me que estas alterações colocam a nossa língua num abrasileirado parvo e confuso, que deveria envergonhar todos os que amam verdadeiramente a nossa história e cultura.
Quem ler estas linhas poderá pensar, "olha, lá esta outro com tiques de colonizador", mas basta perder-se um pouco nos arquivos deste meu espaço para ver que não se trata nada disso.
Aqui está só a defesa da escrita e língua da minha pátria.
Diversas vezes em conversa com amigos escuto o argumento de que "o Brasil é um grande mercado" e assim facilitámos a comunicação entre os dois países. É este tipo de claudicar tão enraizado nestas gerações pós 25 de Abril que me fazem temer o pior para Portugal.
Por causa dos mercados claudicamos;
- na soberania
- na língua materna
- na nossa economia
- na nossa industria
- nas nossas pescas
- na nossa agricultura
- etc, etc, etc 
até na nossa independência...
Alienados por uma cultura da facilitismo, e de um viver acima das possibilidades, muitos milhares de Portugueses deixaram-se ir na corrente que eu chamo "laranja/rosa", e com a conivência da banca financeira o "ter" suplantou o "ser". Assim em pouco mais de 20 anos, se inverteram as bases duma sociedade que se queria culta.
Por outro lado, a comunicação social também não ajuda, e a quantidade/qualidade de programas que se nos oferece ver nos canais de TV é no mínimo deprimente. Para os jovens, e alguns menos jovens (acima dos 30/35...) que tem poucos ou nenhuns hábitos de leitura, esta nova forma de escrever é um oásis no deserto intelectual que grassa neste pais. Basta olhar para os sucessivos governantes que tem ocupado lugares de chefia nos destinos de Portugal para se perceber do que falo. Mas claro aqui também entra,
O analfabeto politico - "Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguer, do sapato e do remédio, dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, desonesto, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais".
A cultura da mediocridade, do servilismo, do beija-mão, da cunha, da ausência de seriedade/honestidade, do compadrio, da corrupção, faz lembrar outros tempos que julguei seriam com o 25 de Abril erradicados de vez do meu país.
Felizmente como em todos os tempos da nossa longa história como país, existe sempre gente que não se rende, e que continua a lutar para que seja feita a rectificação correcta deste (des)acordo ortográfico.
É que definitivamente a mim, este "acordo ortográfico é uma cena que não me assiste".    
         

6 comentários:

GMaciel disse...

A imagem de topo é MINHA, feita por mim, no meu computador, com o logo da ILC contra o AO - que foi cortado - e que coloquei na minha página de Facebook.

É muito feio o roubo do trabalho dos outros.

Graça Maciel Costa

Henrique Mário Soares disse...

desculpe o incomodo, não era minha intenção aborrece-la com tal situação, nem é minha intenção aproveitar-me de tal para beneficio algum que seja. Apenas achei a imagem interessante, dai a ter utilizado no meu blogue. se a divulga na net é natural que mais pessoas a utilizem para passar a mensagem, será também mais um "sitio" a de divulgar o seu trabalho. Se fizer questão retirarei a imagem. P.F. diga algo, mas não me torne a chamar "ladrão", certo !

GMaciel disse...

Claro que tudo o que é colocado na net se torna do domínio público, mas os direitos de autor permanecem incólumes. Colar é uma coisa, colar e não dizer de quem é, é outra.

Não queria melindrar ninguém, principalmente se foi induzido em erro por "outros" - o que me parece ter acontecido.

Desde que as imagens, quaisquer que sejam e de quem quer que sejam, tenham o devido crédito, nada a apontar.

Obrigada pela correcção e apresento o meu pedido de desculpas público pelo meu rompante. Retiro, obviamente, o que disse.

Cumprimentos cordiais.

Henrique Mário Soares disse...

pois pelos visto sabe disso, e para que saiba a imagem anda no facebook, não me pergunte onde que eu não me lembro. A questão aqui é que "entrou de chancas" e ao acusar-me de roubo cometeu uma falha grave. Estamos no "mesmo lado" da barricada nesta luta contra o Acordo Ortográfico" mas em campos opostos no que toca a questionar primeiro antes de acusar. Fique descansada já retirei a sua imagem. A Luta continua !

nêspera disse...

Fizeste bem tirar a imagem.
Para a próxima vez, verifica se está patenteada. Há pessoas que ficam muito susceptíveis quando é usado feito por si, mas que não tem cunho pessoal absolutamente nenhum. Essas pessoas deviam “autografar” as suas produções. ;)

Bjis :)

Henrique Mário Soares disse...

a questão Amiga é que a imagem estava numa página do facebook e não tinha informação nenhuma sobre o autor. Eu sem intenção nenhuma de me aproveitar do que quer que seja e pelo simples facto de gostar da dita imagem fiz um copy past e coloquei no blogue. Não esperava era esta reacção inflmada e muito menos este avançar para o insulto fácil sem primeiro questionar a razão da utilização da imagem. Enfim até morrer estamos sempre a aprender e neste mundo da comunicação globalizada acabámos por vezes por "nos colocarmos a jeito" de pessoas que de outra forma NUNCA chegariam á fala connosco. Obrigado pela dica e pelo apoio. Beijos