quarta-feira, 31 de outubro de 2012

UM VERDADEIRO CONTO

CAPITULO II
“Quando todos julgavam que ia ser melhor
Eis que aparecem outros iguais ou pior
Se nunca vos livrardes da corrupção
Jamais sereis uma verdadeira Nação”



Viva a Republica, abaixo a Monarquia. Quando os Republicanos tomam o poder, logo repararam que herdaram um País atrasado, analfabeto, retrogrado, dominado pelos Caciques, pela Igreja e pelos grandes senhores feudais, endividado e a pagar altíssimos juros à coroa Britânica. Toca a mandar fazer Escolas, toca a tirar privilégios aos Senhores, toca a tentar tirar os privilégios da Igreja, toca a tentar modernizar o país, pois parece que a Revolução Industrial, tinha passado por cima, ou então não conseguiu passar os Pirineus. Mas como não podia deixar de ser, logo começa a aparecer na penumbra um partido que minava tudo o que o partido republicano queria fazer no país.
Esse partido (Regenerador), logo se encarregou de mandar para o outro mundo o Presidente da República e vários outros e logo esta Republica plantada junto do Oceano Atlântico, entra numa espiral de assassínios, guerras civis, tumultos e outras balbúrdias que favoreciam os Políticos corruptos e ditadores que espreitavam na sombra, aguardando a melhor oportunidade para tomar o poder.
Faz-se uma revolução e implanta-se uma Ditadura.
Para mal, dos nossos males, rebenta uma Guerra na Europa. Trata-se de um povo que desde á muitos anos tenta por todos os meios conquistar o continente Europeu, julga-se uma raça superior e aproveitando uma convulsão num País próximo resolve começar uma Guerra. Esse País é a Alemanha, detentor de um vasto Império, governado por um ditador o “KAISER”. Logo os “nossos Políticos corruptos” vêm nesta guerra uma forma de ganhar dinheiro. Resolvem entrar na Guerra, isto apesar de sermos um dos mais atrasados da Europa, até a nível militar, mas servia para mandar homens para a frente de batalha, ajudando os nossos eternos Aliados, (os Ingleses) que na altura julgavam-se os Policias do Mundo. Continua a roubalheira, a corrupção, o compadrio, os favores, os assassinatos nesta republica, que devido a uma Guerra que não nos interessava nada, era boa para que meia dúzia de senhores continua-se a governar-se deixando um Povo cada vez mais moribundo. Resumindo esta era a 1ª Republica, aquela em que todos os Portugueses depositaram grandes Esperanças, mas que devido aos “CHICOS ESPERTOS” que abundam nos partidos Políticos, deu barraca. Quando se dá a Revolta de 1926 o país estava tão atrasado e tão ou mais endividado do que no tempo da Monarquia.

2 comentários:

nêspera disse...

A luta tem que continuar!
Dia 14, lá estaremos.

Bjis :)

Henrique Mário Soares disse...

FORÇA, e traz outro amigo/a também...