quinta-feira, 24 de maio de 2012

BTTSolitário - Voltas de Domingo

Com a melhoria do tempo voltei aos pedais e uma vez mais fiz-me á estrada.
Saí bem cedo (como gosto...) e rumei a Leça da Palmeira. Depois segui calmamente sempre junto á praia apreciando a paisagem.
A manhã estava fantástica e o mar calmo. De repente lembrei-me que devia ter trazido uma cana de pesca para fazer uns lançamentos, tal era a quantidade de pescadores na praia.
Segui caminho até "Castro Sampaio" e aí descansei um pouco. Por aqui fiquei um bom pedaço a apreciar a paisagem e a saborear a brisa vinda do mar.
Depois de algum tempo a curtir a paisagem voltei a pegar na "minha menina" e fiz-me novamente á estrada, voltando de regresso pelo mesmo trajecto que tinha feito.
O percurso foi uma vez mais feito em velocidade de passeio, e se na ida me cruzei com poucos utilizadores da bicicleta, na vinda esse numero aumentou considerávelmente.
O facto de existirem actualmente melhores condições para a prática do cicloturismo, também tem ajudado a que cada vez mais pessoas optem por adquirir este veiculo tão fantástico e amigo do ambiente. De negativo nestas minhas saídas pelas ruas da cidade onde moro, só o facto de ainda nos cruzarmos com muitos automobilistas que vêem os utilizadores de bicicletas como um estorvo ao "relaxante" passeio dos condutores de domingo.
Continuarei a pedalar com todo o cuidado e muita atenção, na minha "BIKE, VEÍCULO MOVIDO A PAIXÃO".
Boas pedaladas para todos.

     

11 comentários:

nêspera disse...

Eu nem sei andar de bicicleta...
Um dia destes vou aprender.

BJis e bom fim-de-semana :)

COBRABTT disse...

Podias ter convidado aqui o "velho" para esse passeio. Estou a ver que já começas a andar na Bike, qualquer dia convido-te para um passeio junto ao mar, mas para os lados de Espinho. Tem ciclovias, e eu tenho um trilo novo que nos leva desde o Hotel antes de Espinho, até ao Casino, sempre plelo meio das "dunas" junto da linha caminho de ferro. Eu costumo sair às 9Horas e as 10horas já estou em Espinho, para cá é pelo mesmo caminho com mais minuto menos minuto. Diz qualquer coisa sobre este desafio que te lanço, Teu irmão Zé

COBRABTT disse...

Estou a ver que regressas-te aos passeios domingueiros. Caso queiras, eu desafio-te para um passeio desde a Ribeira do Porto a Espinho, sendo esse passeio maioritáriamente feito nas ciclovias de Gaia. Antes de Espinho e até junto das Piscinas é por uns trilhos que existem junto da via ferrea. Eu costumo fazer e saindo do Porto ás 09H ás 10H já lá estamos, para cá mais uns minutos, ou não demora o mesmo tempo. Diz alguma coisa deste desafio feito aqui pelo "velho".
Teu irmão Zé manel (cobrabtt)

Henrique Mário Soares disse...

Mano Zé, como sabes eu gosto de sair cedo, gosto de sentir a brisa fresca da manhã e escutar o silêncio da cidade ainda a acordar. Podemos marcar um passeio mas temos de rever a hora. Um abraço (escreve algo)

Henrique Mário Soares disse...

Amiga Nêspera, não sei se me acredito que não sabes andar de bicicleta. É brincadeira certo ?
mas em todo o caso estou disponivel para te ensinar. Vais ver como é fantástico, económico, e faz bem á saude. Eu e muitos como eu somos suspeitos, mas a bicicleta é o meio de transporte mais formidável que há, só ele é MOVIDO A PAIXÃO. Beijo e boa semana.

nêspera disse...

:]
Não é brincadeira! Não sei mesmo andar de bicicleta... É uma vergonha, não é?
Achas que ainda vou a tempo de aprender? Olha que a falta de equilíbrio já é muita e já não me apetece esmurrar mais os joelhos ;)

Tens um mano que vive em Espinho? Também já vivi lá há uns anos e mantenho relações de amizade com algumas pessoas. Continuo a amar Espinho! Só é pena o vento...

Bjis :)

Henrique Mário Soares disse...

não é vergonha nada, Amiga.
eu acho que sim, mas vais ter de comprar uma bicicleta com "rodinhas" na roda traseira, :). Caso avances com a ideia eu ajudo-te, vais ver que se caires é só uma vez, ahahah. A falta de equilibrio é usual nas pessoas "desiquilibradas" como também é o meu caso. O que me preocupa são os "equilibrados" esses sim preocupam-me muito, por isso Amiga já somos dois, mas existem muitos como nós, com falta de equilibrio, na Bike isso passa. O meu mano não mora em Espinho, mora no Porto mas vai muitas vezes pedalar para aquelas bandas, eu também vou algumas mas prefiro mais Leça Palmeira e sempre junto ao mar até Angeiras ou mais. Realmente Espinho é muito lindo, eu tenho um carinho especial por Francelos praia que frequentava em miudo com meus irmãos e pais, enfim o tempo passou e ficámos mais velhos. O vento esse continua o mesmo, suprando forte e construindo novas dunas. Esta zona está toda bonita, muito diferente de outros tempos, se não vens cá há muitos anos aconselho uma visita, de bicicleta, claro. :):) Bjks.:)

nêspera disse...

:)
Precisarias de ter paciência de santo para me ajudares! As 2 rodinhas é como trazem as crianças? Essa seria a melhor parte. :D :D :D
Vou pensar nisso... dir-te-ei alguma coisa... mas acho muiiiiito difícil eu aprender ;)

Bjis :)

Henrique Mário Soares disse...

paciência é o que não me falta, por isso é que também sou um apaixonado pela pesca (mas só mar). Nunca é tarde para se começar. "Acertaste" :=), é mesmo ele. Para quem nunca andou sei que não é fácil, mas Amiga (eu sou suspeito) andar de bicicleta é sentir a liberdade, curtir o vento na cara, é o reviver dos tempos de criança. Com calma sei que consegues, se precisares de ajuda dispõe, para tí as aulas são gratis :) :) beijo. bom fim de semana

COBRABTT disse...

Eu sou o Irmão e não sou de
Espinho, mas adoro fazer a "corda" junto ao mar, até Espinho. Como dizmeu irmão Henrique, Francelos é uma praia que nos ytás grandes recordações, o areal onde brincamos, as lapas e burriés que apanhavamos na baixa mar, os piqueniques que os meus falecidos pais nos brindavam nos muitos pinheirais que existiam na zona, enfim uma infancia realtivamente feliz. Hoje, quando vou a caminho de Espinho "sempre em cima numa das minhas "meninas", diga-se Bikes", normalmente é sempre sem paragens, mas continuo a gostar da zona. Também costumo ir para os lados de Leça, algumas vezes (poucas) com o meu irmão Henrique, mas também gosto, principalmente a zona do Cabo do Mundo, outra praia que me faz lembrar grandes recordações. Como desafio te digo "Aprende rápido a andar de Bicicleta" e aprecia a paisagem de uns passeios. Depois tenta fazer passeios como o Henrique e eu já fizemos "umas maratonas de BTT "Luso Galaico, Terra do Egas, Povoa do Varzim, Rota dos Esteiros, etc". Aí vais apreciar a verdadeira liberdade do andar de BIKE. Vai valer a pena aprender a andar e ter uma bicicleta, acredita, em alguém que tem nas pernas com 55 muitas maratonas, alguns passeios espetaculares, e ainda por cima um filho que também é praticante Federado de DHOWN HILL URBANO, nova vertente a que estou ligado, como espetador, mas que adoro. Só tenho pena não ser mais novo para também poder prtaicar essa vertente, e não é também por falta de Bike, pois essa existe cá em casa.

Henrique Mário Soares disse...

e prontos assim ficaste com mais alguns esclarecimentos sobre o mundo das bikes. Espero que tenhas ficado com o "bichinho" e se precisares de ajuda da familia, seja na escolha ou nas aulas de bike dispõe. Bjks. e bom feriado.