quarta-feira, 2 de maio de 2012

1º de Maio no Porto

Apesar do tempo ameaçar chuva, centenas de pessoas estiveram presentes em mais uma comemoração do 1º de Maio - Dia do Trabalhador.
Os tempos que vivemos são tempos de medos e ameaças, que servem de álibi a este (des)governo, que com a sua politica de prejudicar muitos para agradar a uma minoria, agravam a precariedade e intensificam a pobreza neste país. Por isso, esta jornada de luta foi tão importante, para mostrar, a todos os que acreditam que é no agravamento das condições laborais, na submissão, e na degradação da condição humana, (que nunca deveria ser posta em causa...), que se resolvem os problemas da crise em Portugal. Pelo contrário, os donos da economia, os capitalistas, os mentores deste "status quo" oferecem "migalhas" e lá do alto do seu cadeirão aveludado, bebendo champanhe do bom e do melhor riem-se da fragilidade deste povo, que mesmo em tempos de dificuldades nunca deveria perder a dignidade, e saber dizer NÃO! Poderemos passar dificuldades, a inevitabilidade é uma grande tanga, musica agradável para nos amansar e embalar e ao mesmo tempo justificar medidas que só vão afectar os mais desfavorecidos.
ISOLADOS SEREMOS FACILMENTE ELIMINADOS, UNIDOS SEREMOS TEMIDOS.
Sem caridadezinhas, sem oferendas camufladas, pois no final, o lucro acabará por ser benéfico para quem supostamente aparece aos olhos do povo como "bem feitor".
A dignidade de um povo não se conquista nos descontos dados por grandes superfícies. A dignidade de um povo conquista-se através da luta nas ruas, no saber, na cultura, na capacidade de lutar por um trabalho com dignidade, preservando os direitos árduamente conquistados durante anos, e dizendo não á precariedade e aos baixos salários.
Quando o individualismo deixar de ser a lógica preponderante nesta nossa sociedade, Portugal alcançará a tão desejada mudança.
Saibam os poderosos deste rectângulo á beira mar plantado, que "NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE, NEM BEM QUE NUNCA ACABE" e que em ultima instância "HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE RESISTE, HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE DIZ NÃO"
Viva o 1º de Maio, Dia do trabalhador.       

Sem comentários: