terça-feira, 17 de abril de 2012

Casas de Penedones - Montalegre

No fim-de-semana de Páscoa rumámos a Montalegre na expectativa de conhecermos novos locais, e ao mesmo tempo fugir um pouco ao reboliço infernal da cidade.
A viagem fez-se sem problemas. Saímos de casa por volta das 10.20h da manhã, e um pouco antes das 13.00h já estávamos ás portas de Montalegre, mais concretamente na Aldeia de Penedones.  Foi este o local que ficou combinado para o encontro com a pessoa que nos ía levar até á casa que alugámos.
Após almoço no Restaurante Bar Costa Azul, encontramo-nos com a menina Sofia que nos levou até ao interior da Aldeia de Penedones, afim de nos mostrar a casa (T1) "Colmador".
Quero aqui deixar uma palavra de apreço pela forma simpática com que fomos recebidos, o que não é nada de estranhar pois é usual as gentes desta região receberem bem. A casa em si, bem no centro da aldeia, é uma pequena habitação tipo (T1), com quarto-casal, casa-de-banho completa, sala ampla com cozinha, mesa, duas cadeiras, sofá e uma lareira. Toda a casa está equipada com aquecimento central, e não faltava até a lenha para a lareira. Tudo isto faz com que, mesmo nos meses de Inverno seja uma excelente opção para um fim-de-semana passado no sossego da montanha.
Esta casa, faz parte de um conjunto de habitações que a Câmara Municipal de Montalegre tem nesta aldeia e que proporciona ao visitante a possibilidade de contactar "in-loco" com as vivências das gentes do campo. 
É de enaltecer este projecto de recupração de casas abandonadas na aldeia, e que a meu ver deveria ser seguido por outras autarquias deste país, por isso o meu bem-aja a todos os envolvidos neste trabalho, assim como a todos os colaboradores do "EcoMuseu do Barroso" que nos receberam com muita simpatia e afabilidade.
O facto de termos ficado numa casa dentro da aldeia proporcionou-nos uma experiência fantástica, dando-nos a possibilidade de contactar com os habitantes locais.
Penedones é uma aldeia pequena, que segundo informação de uma habitante com quem estivemos á conversa terá actualmente cerca de 30 almas. Os trabalhos no campo e a criação de gado barrosã, são a principal actividade.
A proximidade desta aldeia com Montalegre, oferece ao visitante a possibilidade de visitar esta linda cidade. A não perder a visita ao Castelo do séc. XIV; a Capela da Misericórdia, o EcoMuseu do Barroso e toda arquitectura rural granítica, tão presente nas ruas da cidade.
Esta vila transmontana, situada nas lindas terras de Barroso de que fazem parte as serras do Gerês, do Larouco e do Barroso, oferece também ao visitante magníficos trilhos para caminhadas e BTT, onde se pode apreciar os carvalhais, rios e ribeiros, mas também os costumes remotos das gentes desta região, e que nalgumas localidades ainda são mantidos.
Parte do concelho de Montalegre está inserido no magnifico P.N.P.G. (Parque Nacional da Peneda Gerês), o que faz desta região um local de visita obrigatória.
Por ultimo, a não perder a excelente gastronomia, os enchidos, o presunto e os magníficos vinhos.
Partam á aventura.


















2 comentários:

Anamaria do Val disse...

Que delícia de lugar! Do jeitinho que eu gosto! A casa é linda na sua simplicidade. Apenas 30 pessoas! E eu que pensava que minha cidade fosse pequena... (tem menos de 20 mil habitantes, para o nosso padrão é considerada pequena) Linda aldeia

Henrique Mário Soares disse...

linda. Aconselho a visita a esta maravilhosa região de Portugal.