sábado, 26 de março de 2011

Acordo Ortográfico

Reconheço a minha dificuldade em entender o porquê de se ter assinado o "Acordo Ortográfico". Não que eu seja avesso há "evolução" antes pelo contrário, desde que isso faça sentido tudo bem, o que a meu ver, (e de muitos mais Portugueses) não me parece que se aplique a este "Acordo Ortográfico" que nos acabaram por impingir.
A bem da suposta "evolução" da nossa língua materna, e de simplificar o entendimento escrito e oral entre Portugal e os outros países que "falam" a Língua de Camões, decidiram formalizar este "acordo" que julgo deveria ter sido sujeito a REFERENDO NACIONAL, para desta forma sabermos se a maioria dos Portugueses estava de acordo com ele ou não.
Pelo contrário, e como acontece geralmente neste "rectângulo há beira mar plantado" chamado Portugal, uma "elite" "insuspeita" avançou com a sua assinatura, e assim vemo-nos quase na obrigatoriedade de voltar há "Escola Primária" para novamente aprendermos a Ler e Escrever .
Por mim, e como tenho escrito no meu blogue, nunca irei aderir a esta forma de escrever até porque a acho má demais para a nossa LÍNGUA PÁTRIA, e isto a que assistimos, mais não foi do que uma "minoria" de intelectuais "iluminados" que decidiram por toda a População Portuguesa, IMPONDO a todos uma nova forma de escrever e pronunciar, quase a desejo e "bel-prazer" dos Brasileiros, e depois ainda nos dizem que em Portugal vivemos em DEMOCRACIA.
Em DEMOCRACIA o povo deve ser ouvido, certo. E, quando se tratam de matérias tão sensiveis como esta, ainda mais.
Já vejo as dificuldades dos nossos jovens (e alguns/muitos, escrevem muito mal...), de todos aqueles que agora andam pelos Liceus e Faculdades, e que fizeram a "Escola Primária" ainda com a nossa outra forma de escrever, a confrontarem-se agora com as duvidas de como escrever uma determinada palavra.
Já vejo a dificuldade dos mais velhos, aqueles que como eu andaram na "Escola Primária" ainda antes do 25 de Abril, os que aprenderam a Ler e Escrever pelos livros dos irmão mais velhos, (sim nessa época os livros passavam de irmãos para irmãos), a tentar entender o que está escrito nos jornais, nas revistas, nos livros, em todas as publicações, mas também nos noticiários das nossas TVs, e a questionarem-se, se está correcto ou errado.
Ex: "no estádio estão 10 mil "espetadores".
"Espetadores"! faz favor, "espetadores" são os que espetam!!!
Isto é um AUTÊNTICO ATENTADO HÁ LINGUA PORTUGUESA.
Portugal é um dos países mais velhos da Europa e a nossa língua vem do Latim, foi esta língua que levámos pelo Mundo fora e que por sua vez foi "adoptada" pelos países por nós colonizados. Não devemos ter vergonha da nossa história, boa ou má é a nossa história, e mal vai o País que tem há frente dos seus destinos gente que não tem ORGULHO NA HISTÓRIA DE PORTUGAL e que aos interesses NACIONAIS sobrepõe as VAIDADES e a BAJULAÇÃO.
PORTUGAL nesta e noutras matérias não deve ser submisso a nenhum outro país do mundo e a troco de pseudo-ajudas ou interesses corporativos não devemos ajoelhar e aceitar o que nos pretendem impor.
Não obstante as várias petições e outras iniciativas do género para não se assinar este "Acordo Ortográfico", os nossos governantes da altura decidiram-se pela sua assinatura e pela sua entrada em vigor, mas o mal que estão a fazer há nossa Língua Pátria talvez um dia ainda venha a ser corrigido, assim políticos com mais AMOR a PORTUGAL o desejem.
Eu pela minha parte já fiz a opção.

Sem comentários: