domingo, 20 de fevereiro de 2011

Redução de Deputados


O ministro dos assuntos parlamentares, "Jorge Lacão" há uns dias atrás, propôs a redução do numero de deputados para 180. A meu ver o objectivo desta proposta mais não é do que tornar o Parlamento Português num lugar de diálogos monócordicos, numa só palavra no por mim já aqui apelidado slogan de "VIRA-O-DISCO-E-TOCA-O-MESMO".
É que bem vistas as coisas, e se esta proposta for por diante, tornará ainda mais diminuta senão quase impossível uma verdadeira representatividade do Parlamento Português, sendo que os Partidos chamados de "mais pequenos" serão os unicos penalizados. A "iluminada" ideia desta "ilustre personagem" colhe por cá muitos apoiantes, que vêem nesta proposta, a possibilidade de uma vez por todas CALAREM as vozes que aos ouvidos destes "senhores" soam como incómodas, as vozes, que vão pondo o "dedo na ferida", as vozes, que "vão denunciando" as maroscas e as jogadas de interesses com que estes (des)governantes nos tem presenteado desde há 30 e tal anos a esta parte. No fundo trata-se de retirar do Parlamento Português quem mais trabalha, quem mais questiona, quem mais fiscaliza, quem mais denuncia, numa só palavra retirar do Parlamento Português a sua verdadeira representatividade, verdadeiro alicerce da nossa Democracia.
Ora eu tenho uma proposta para fazer a esta "ilustre personagem" a qual passo a descrever:
Para reduzirmos o numero de deputados no Parlamento Português, eu proponho que se funda o PS+PSD num só partido, afinal eles falam a mesma língua, praticam as mesmas politicas quando estão no poder, governando sempre a favor dos grandes grupos económicos, e por outro lado há muitos anos que o PS e seus representantes meteram o SOCIALISMO na gaveta, se é que alguma vez de lá o tiraram. Assim, unem-se e criam um novo e único partido, que se podia chamar de PSPD, uma espécie de "Partido Social Portugal Democrático". Como vêem a minha ideia foi bem aprofundada pois até já no nome do novo partido pensei, só falta criar o logótipo, mas isso deixo a carga da tal "ilustre personagem" pródiga em ideias inovadoras.
Pensem comigo um pouco; para quê ter tantos deputados (PS+PSD somam juntos 178) a falar a mesma linguagem? mais correcto, seria como disse acima fundirem-se estes dois num novo partido, pois praticamente são da mesma família politica, deixando assim espaço no Parlamento Português para a existência das outras forças politicas (CDS/PP, PCP e BE). Mas eu, acompanho a ideia inicial da tal "ilustre personagem" ou seja, de existirem só 180 deputados, e nessa lógica de pensamento procedia-se da seguinte forma: - Ao numero inicial de 180, desconta-se o numero de deputados dos partidos ditos "mais pequenos" (CDS/PP=21, PCP+PEV=15, BE=16), esta soma dá um total de =52 deputados. O numero de deputados que sobra ficaria para o novo partido, que nasceria da união do PS+PSD, o tal PSPD = 128 deputados. Assim desta forma simples e honesta, conseguia-se uma redução no numero de deputados mantendo a representatividade do Parlamento Português. Tem pois aqui, o senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares uma brilhante ideia (modéstia á parte), para se assim desejar, colocar em acção o seu "insuspeito" plano para a tal redução de custos na Assembleia da Republica, mas não julgue vossa "ilustre personagem" que lhe vou cobrar algum cêntimo ou até exigir algum favor (cunha) tão apanágio das gentes do partido de V.Exa.
Não senhor, esta "dica" por ser para si é de BORLA, leu bem... DE BORLA!
É que na possibilidade de ver reduzida na Assembleia da Republica parte da corja que representa esses dois partidos (PS+PSD) faço de TUDO!

Sem comentários: