terça-feira, 13 de julho de 2010

9 centimos


No sábado passado, em plena A25 a caminho de Vagos, dou-me conta de que estava a ficar sem combustível e vai daí, decido ir abastecer no posto da Galp que apareceu no horizonte.
Paro o carro, e como já ia atrasado para um encontro que tinha marcado, optei pelo pagamento automático na bomba, meto o cartão, dígito o código, aguardo a autorização, e assim que aparece a indicação "pode abastecer" saco da agulheta para meter combustível.
Para meu espanto, reparo que no mostrador da bomba já marcava 0,09€ e eu nem sequer tinha tocado no gatilho da agulheta.
Volto a colocar a agulheta no local da bomba, e sai-me um talão de pagamento.
Peguei no talão e dirigi-me á caixa da bomba perguntando: "desculpe, esta bomba tem taxa de abastecimento"
Diz-me a empregada: desculpe, não percebi.
Voltei a perguntar: esta bomba tem taxa para abastecimento" ???
Diz-me a empregada: porque pergunta ?
É que eu parei aqui para abastecer, e mal retirei a agulheta da bomba, apareceu no mostrador o valor de 0,09€, quer dizer, eu ainda não meti nenhum combustível e já estou a pagar, e desculpe que lhe diga mas isto é um roubo, por isso venho aqui exigir que me devolvam os 0,09€ que me estão a debitar só por eu ter pegado na agulheta para meter combustível.
A funcionária, ficou sem saber o que fazer, e chamou a responsável do posto da Galp, voltei a explicar a situação e mais uma vez exigi a devolução dos meus 0,09€.
Perante a minha reclamação a responsável da bomba abriu o caixa e devolveu-me o dinheiro.
Voltei à bomba onde tinha o meu carro parado, a funcionário colocou os valores da bomba a 0,00€ e assim que vi que tudo estava certo abasteci.
Meti-me no carro e fui embora meio aborrecido pelo tempo perdido e por já ir atrasado para o encontro que tinha marcado.
Não sei se é usual este tipo de actuação nesta bomba, também nunca me tinha acontecido nada de parecido em nenhuma outra bomba, mas o certo é que se eu não ia com a "pestana" aberta tinha sido comido á má fila.
Já não basta a concertação de preços por parte das gasolineiras, ainda usam destas artimanhas para sacar mais uns cêntimos aos mais distraídos, ou será que foi erro do sistema informático como disseram.
O "sistema informático" tem as costas largas...

Sem comentários: