quinta-feira, 6 de junho de 2013

Escola Primária das Campinas - Ramalde - Porto - "NA MINHA ESCOLA"



Na Minha Escola


Na minha escola
não havia grades
mas havia muros, que separavam as meninas dos meninos
na minha escola
havia um recreio onde as meninas e os meninos brincavam
mas, nunca se misturavam, pois havia um muro que os separava
e que quase nenhum menino ou menina saltava
pois se o fizesse apanhava.

na minha escola
havia uma funcionária que pelo recreio andava
e tudo vigiava, tudo controlava

na minha escola
a sala de aula tinha um quadro preto e paus de giz
cadeiras enfileiradas, com tinteiros de tinta permanente
uma cruz de Cristo na parede
e um retrato de um "senhor" que eu criança não sabia quem era
mas, meus pais sabiam...

na minha escola
a minha professora chamava-se Clementina
e eu, medo dela tinha
na sala havia uma régua
e uma cana com que nos castigava
se alguém numa resposta se enganava
ou se numa conta errava
ou se nos portávamos mal
e sempre havia algum menino que se portava mal
pois éramos crianças...
e, crianças querem brincar
e, fazer asneiras faz parte do crescimento de todas as crianças.

na minha escola
havia a tabuada que eu estudava, estudava
mas, quando a tinha de dizer sempre me enganava
mais as contas de somar, de multiplicar e subtrair
e quando era chamado ao quadro
só me apetecia fugir...

na minha escola
no intervalo jogávamos à bola, às caçadinhas e ao pião
e quem saltasse o muro para o lado das meninas
levava seis reguadas em cada mão.
na minha escola
a minha irmã do outro lado via
mas, só lhe sorria e acenava
e não entendia porque na escola não podia brincar com ela
e, em casa podia...

na minha escola
quatro anos por lá andei
aprendi a ler e escrever
saber fazer contas, os nomes das serras, dos rios e tudo o mais
na minha escola
fui mais um entre tantos
da minha geração a mim iguais.


(memórias de infância)

Henrique Mário Soares


 
 
 
 
 
 
 




 
 
 
 
 

Sem comentários: