quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Pião e A Piasca (Brinquedos da minha infância)

Recentemente nas festas do "Senhor de Matosinhos", tive uma conversa com uma vendedora que a todo o custo tentava vender-me uma "PIASCA" por um "PIÃO".
Nunca fui de me deixar levar, e talvez pela minha aparência mais jovem, a dita senhora pensasse que me levava na "cantiga". Bem se esforçou, e mesmo depois dos meus esclarecimentos "técnicos" de quem conhece bem a "coisa" (pois joguei muitas vezes ao pião e à piasca) a dita senhora não se convenceu, e rematou a conversa com uma frase lapidar, "um pião e uma piasca, é tudo igual".
Não, não é minha senhora, e é lamentável que não saiba o que está a vender. 
Para dissipar as duvidas e esclarecer as novas gerações que não conheceram, nem brincaram, com este fantástico brinquedo que fez as delicias de muitas crianças da minha geração e de outras, aqui ficam as imagens.

PIÃO.

PIASCA.
I

Eu tenho um pião
Um pião que dança
Eu tenho um pião
Mas não t`o dou não.

Refrão

Gira que gira
O meu pião
Mas não t`o dou,
Nem por um tostão


Muitos dos que hoje falam destes brinquedos nunca o souberam jogar !

3 comentários:

nêspera disse...

Gostava mais de lançar o pião. ‘À rapariga’, claro! Acho que ainda sou capaz.

Bjis :)

Henrique Mário Soares disse...

também sabia jogar o pião à rapariga. Experimentei um nas festas do "senhor de matosinhos" e à 3ª tentativa lá girou...ficou contente :)

COBRABTT disse...

Pois é. Muita malta não sabe o que é um pião, nem sabe jogar com ele. Como sabes o Pião tem um bico mais grosso, que no nosso tempo, o afiavamos, para quando estivessemos a jogar com ele podermos "escaqueirar" o pião do adversário. A Malta do meu tempo e do teu, até pintavamos os Piões, para eles ficarem mais bonitos, as Piascas, servivam para substituir os Piões no dito jogo do Pião, para que o nosso adversário não nos escaqueirasse o nosso Pião. Eu tive Piões que por nada naquela altura os dava, era quase como um verdadeiro amor. Bons tempos os da nossa juventude. Hoje a malta nova nem sabe o que é jogar ao Pião, felizmente que o meu filho sabe jogar ao Pião, ao ferrinho, há malha etc.