quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cem Paus


Esta imagem para muitos trará boas recordações, para as gerações mais novas nada significará. Não quero que interpretem estas minhas linhas como "saudosismo", mas o que é certo, é que, e após todos estes anos sobre a dita "Integração Europeia" a nossa situação económica e social sofreu um retrocesso. A aventura do "euro", arrisca-se a ser isso mesmo, uma "aventura", em que alguns tecnocratas europeístas embarcaram, e levaram a reboque todo um país (sem o consultar = REFERENDO), num "alucinante" sonho de congregar numa única "União Europeia" países tão diferentes/distintos uns dos outros.     
Uma "união europeia", onde os mais poderosos economicamente IMPÕE a sua vontade e os seus interesses económicos, políticos e até militares. Assinam-se tratados sem ouvir os demais parceiros, fazem-se alianças, que colocam de fora os países de economias mais frágeis, (economias essas fragilizadas por politicas económicas impostas pela própria união europeia).
Depois acenam-nos com os fantasmas da "banca-rota", a falência de todo um estado e de toda a sua estrutura social, ou nos mantemos na dita "união" ou será o nosso fim, como se o nosso fim não tenha começado na exacta altura em que assinamos o "tratado de adesão à união europeia"
E eu não troco a INDEPENDÊNCIA do meu país por nenhum cheque, por muito chorudo que seja.
Por tudo isto, tenho saudades do escudo, e dos tempos em que "cem paus" dava para muita coisa.

Sem comentários: