sexta-feira, 10 de julho de 2009

Festas de Garagem - "Slow"







Ao escutar as noticias sobre o já tão falado virus da gripe A H1N1, não deixo de pensar no que vai ser destas novas gerações que agora começam a querer sair da protecção dos papás e a despontar para a convivência social.
Não obstante os vários "emails" que circulam na net sobre o roubo de orgãos e que fazem com que muitos jovens desconfiem do próximo(a), tenha ele(a) pinta ou não, o que lhes faltava agora era vir uma pandemia.
Os peritos na matéria dizem que devemos manter uma certa distância uns dos outros, lavar as mãos varias vezes ao dia (lá se vão os cumprimentos e os apalpões ás colegas), e usar máscara protectora ( pata-que-pariu nem um piropo se pode mandar à boazona que passa à nossa frente).
Assim, torna-se complicado para todos nós, especialmente para esta geração socializar, a não ser via internet ou pelo telemóvel, o que para os mais velhos ao fim de algum tempo vira aborrecido.
À lá melhor coisa do que sentar numa esplanada ao fim-da-tarde á conversa com um(a) amigo(a) enquanto se saboreia uma cerveja fresquinha ?
Na minha juventude a malta no liceu organizava as fantásticas "Festas de Garagem" que normalmente eram ao fim-de-semana, assim podiamos estar todos juntos, conviver e fazer novos amigos.
Claro nessa altura não tinhamos telemóveis, nem internet, mas não era por falta destas novas tecnologias que deixávamos de gozar a vida.
Nessa altura as gripes eram tratadas pelas nossas mães com chá de casca de limão e canja de galinha caseira.
Nessa altura os amigos eram conseguidos conversando-se olhos-nos-olhos.
Recordo com saudade esses tempos onde ninguêm tinha medo de chegar perto de ninguêm e onde cada estranho(a) eram um(a) novo(a) amigo(a) a conhecer.
Eram tardes maravilhosas passadas na companhia de amigos, conversando, escutando boa musica e dançando uns "slows" com as miudas.
As festas de garagem foram a auto-estrada de comunicação entre os jovens dos anos 80.
A menina dança, descansa ou já tem par ?

3 comentários:

COBRABTT disse...

Tou a ver que tens ai um convite da "GARAGEM" local de festas do pessoal da minha idade, LEVI, ZE EDUARDO, PICA, EU, XETA, e muitos outros, bons tempos. Eramos muito mais inventivos que esta nova juventude de agora. Muitas festas faziamos, boas festas, muita diversão. Que saudades desses tempos.

Henrique Mário Soares disse...

Pois guardei das cenas que a nossa mana deixou quano a mãe faleceu e eu tive de entregar a casa. Vou mandar por e-mail para guardares de recordação.
Lembro-me bem das vossas festas de GARAGEM de ficar na entrada onde morava o Jorge Pica e o Manel da Rosalininha a ver voçês todos rodeados de miudas e malta joven curtindo um grande som. Mas nós ainda éramos "canucos" e só nos era permitido espreitar, tudo o resto era a nossa imaginação a voar e ficávamos horas a ouvir a musica que saia de dentro da garagem. Deves ter boas recordações e ainda bem que as vivestes, é sinal que estivestes presente e que o momento não te passou ao lado.
Parabéns Mano, tenho orgulho em TI.
Um Forte abraço, e BOAS PEDALADAS.

Claudete Azevedo Crochê disse...

eu estava postando em meu blog videos dos anos 80, e comentando sobre aquela época maravilhosa em que vivemos, e pesquisando sobre festinhas de garagem, me deparei com o teu blog, que definitivamente adorei!!!