quinta-feira, 31 de julho de 2008

Revolução... Já !!!

Cheguei de noite
Junto á janela
Para as estrelas olhar
Um país parado
Junto a um imenso mar
Um povo submisso
Sem saber reivindicar
Demasiado domesticado
Pelos "doutores" do bem falar
Sempre deixando-se levar
Por palavras fáceis, bonitas
Um país que se afunda
Numa "passerelle" de corta-fitas
Um país que se afunda
Junto a suas praias bonitas
De gente boa, afável
Mas que não sabe se unir
Um dia tudo será diferente
Uma revolução há-de vir
Cheguei de noite á janela
Para a esperança procurar
Ela está na nossa atitude
Na nossa forma de actuar
Na nossa forma de intervir
Na capacidade de sonhar
De que este belo país
Podemos um dia mudar.
(Henrique Mário Soares)

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Uma Linda Camisola...


Hoje apetece-me falar, transcrever para a "blogosfera" alguma da intolerância e falta de respeito que hoje em dia se vive. O que mais me aborrece é que esta intolerância atravessa várias camadas etárias da nossa população. No Domingo passado, como de costume lá fui eu com a minha esposa dar a nossa volta de Bike, (sim nós somos dos marados...) que arrisca andar de bike nas estradas deste país. Desta vez, decidí levar como equipamento a camisola de ciclismo do "Glorioso", comprada na subida á "Senhora da Graça" - Volta a Portugal em Bicicleta 2007. Longe estava eu de advinhar, que tal adereço ía dar origem a uma das reações mais doentias que até á data pude assistir. Seguia-mos calmamente pela Foz junto á marginal, quando um pouco após a "cantareira" vejo uma pessoa vindo na nossa direcção numa bicicleta, e que já longe começou a alterar o seu rumo, dando a ideia de que vinha bater contra a minha esposa. Pura ilusão, assim que chegou perto de nós guinou uma tangente e "atirou" para mim... " havias de cair"... "filho da puta"!!!
Sem parar e com todo o ódio a toldar-lhe as vistas, misturou-se com os demais ciclistas que nessa altura por nós passavam, dando só tempo para eu lhe responder... "vai-te encher, cada um é do clube que quer".
O passeio que estava a ser agradável, foi assim "violentado" por um individuo que tinha aparência jovem, mas que carrega dentro do seu coração muito ódio, falta de civismo, e muita intolerância.
Peço-te DESCULPA querida Mãe por tal ofensa á tua honra, e por não ter sabido responder convenientemente a esta grosseira agressão verbal da qual fui alvo, e que muita mágoa deixou no meu coração.
Tu que já não estás no mundo dos vivos, decerto me perdoarás e compreenderás esta minha falta de coragem (cobardia).
Para a pessoa que me insultou, e que nem sequer me lembro bem da sua aparência, deixo um... "Olha lá se a tua mãe houve"!!!
Pela minha parte continuarei a pedalar com a camisola do meu "Glorioso", fazendo ouvidos de mercador ás bocas que vou ouvindo, pois como diz o ditado, "vozes de burro não chegam ao cêu".
... e seguirei feliz pedalando na minha ...
BIKE, VEICULO MOVIDO A PAIXÃO.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

P.N.P.Gêres - Refugio

Acordámos, a cidade cansa-nos e decidimos "fugir", é cedo e muitas das pessoas ainda dormem. Fazemos quilómetros e quilómetros pelo fresco da manhã galgando estrada.

Chegámos ao "nosso" oásis, onde nos sentimos bem, onde respirámos, onde escutámos o silêncio, o barulho das águas, onde lavámos os olhos com as cores que a natureza pôe á nossa disposição. Nunca nos cansámos da paisagem, da beleza, do silêncio que o "GÊRES" nos ofereçe.
É sempre com imenso prazer e amor pela Natureza que caminhámos por ti GÊRES.

Obrigado por nos receberes.


sexta-feira, 25 de julho de 2008

Objectiva V - Pôr do Sol

Nas minhas andanças por este mundo cada vez mais ameaçado vou registando imagens com as quais pretendo demonstrar a beleza que se pode encontrar na natureza. Aqui fica mais um registo obtido durante as minhas férias deste ano.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Musica


De volta ao blog para transcrever umas quadras de uma canção que um amigo costumava tocar nas nossas longas noites de verão nos já longinquos anos 80.
I
Da zona ao sultão (café)
Não havia produto
Descemos ao fontes (café)
Para dar um chuto
II
Entrámos no eléctrico
Sempre a speedar
Saímos na foz
Para ver o mar
III
Depois de algumas horas
A curtir pela praia
Engatei uma chavala
Do Alto-da-Maia
IV
Demos alguns beijos
Sem satisfação
Mandei-a foder
Não me dava tesão
V
Ía eu num avião
Ví uma nina a chorar
Logo eu lhe dei a mão
Para a nina não chorar
E a nina não choroouuu
E a nina não choroouuu
E, eu só me rí
Ahahahahahahahah
P`ra Xaví
Henrique Mário Soares