Com a melhoria do tempo voltei aos pedais e uma vez mais fiz-me á estrada.
Saí bem cedo (como gosto...) e rumei a Leça da Palmeira. Depois segui calmamente sempre junto á praia apreciando a paisagem.
A manhã estava fantástica e o mar calmo. De repente lembrei-me que devia ter trazido uma cana de pesca para fazer uns lançamentos, tal era a quantidade de pescadores na praia.
Segui caminho até "Castro Sampaio" e aí descansei um pouco. Por aqui fiquei um bom pedaço a apreciar a paisagem e a saborear a brisa vinda do mar.
Depois de algum tempo a curtir a paisagem voltei a pegar na "minha menina" e fiz-me novamente á estrada, voltando de regresso pelo mesmo trajecto que tinha feito.
O percurso foi uma vez mais feito em velocidade de passeio, e se na ida me cruzei com poucos utilizadores da bicicleta, na vinda esse numero aumentou considerávelmente.
O facto de existirem actualmente melhores condições para a prática do cicloturismo, também tem ajudado a que cada vez mais pessoas optem por adquirir este veiculo tão fantástico e amigo do ambiente. De negativo nestas minhas saídas pelas ruas da cidade onde moro, só o facto de ainda nos cruzarmos com muitos automobilistas que vêem os utilizadores de bicicletas como um estorvo ao "relaxante" passeio dos condutores de domingo.
Continuarei a pedalar com todo o cuidado e muita atenção, na minha "BIKE, VEÍCULO MOVIDO A PAIXÃO".
Boas pedaladas para todos.
11 comentários:
Eu nem sei andar de bicicleta...
Um dia destes vou aprender.
BJis e bom fim-de-semana :)
Podias ter convidado aqui o "velho" para esse passeio. Estou a ver que já começas a andar na Bike, qualquer dia convido-te para um passeio junto ao mar, mas para os lados de Espinho. Tem ciclovias, e eu tenho um trilo novo que nos leva desde o Hotel antes de Espinho, até ao Casino, sempre plelo meio das "dunas" junto da linha caminho de ferro. Eu costumo sair às 9Horas e as 10horas já estou em Espinho, para cá é pelo mesmo caminho com mais minuto menos minuto. Diz qualquer coisa sobre este desafio que te lanço, Teu irmão Zé
Estou a ver que regressas-te aos passeios domingueiros. Caso queiras, eu desafio-te para um passeio desde a Ribeira do Porto a Espinho, sendo esse passeio maioritáriamente feito nas ciclovias de Gaia. Antes de Espinho e até junto das Piscinas é por uns trilhos que existem junto da via ferrea. Eu costumo fazer e saindo do Porto ás 09H ás 10H já lá estamos, para cá mais uns minutos, ou não demora o mesmo tempo. Diz alguma coisa deste desafio feito aqui pelo "velho".
Teu irmão Zé manel (cobrabtt)
Mano Zé, como sabes eu gosto de sair cedo, gosto de sentir a brisa fresca da manhã e escutar o silêncio da cidade ainda a acordar. Podemos marcar um passeio mas temos de rever a hora. Um abraço (escreve algo)
Amiga Nêspera, não sei se me acredito que não sabes andar de bicicleta. É brincadeira certo ?
mas em todo o caso estou disponivel para te ensinar. Vais ver como é fantástico, económico, e faz bem á saude. Eu e muitos como eu somos suspeitos, mas a bicicleta é o meio de transporte mais formidável que há, só ele é MOVIDO A PAIXÃO. Beijo e boa semana.
:]
Não é brincadeira! Não sei mesmo andar de bicicleta... É uma vergonha, não é?
Achas que ainda vou a tempo de aprender? Olha que a falta de equilíbrio já é muita e já não me apetece esmurrar mais os joelhos ;)
Tens um mano que vive em Espinho? Também já vivi lá há uns anos e mantenho relações de amizade com algumas pessoas. Continuo a amar Espinho! Só é pena o vento...
Bjis :)
não é vergonha nada, Amiga.
eu acho que sim, mas vais ter de comprar uma bicicleta com "rodinhas" na roda traseira, :). Caso avances com a ideia eu ajudo-te, vais ver que se caires é só uma vez, ahahah. A falta de equilibrio é usual nas pessoas "desiquilibradas" como também é o meu caso. O que me preocupa são os "equilibrados" esses sim preocupam-me muito, por isso Amiga já somos dois, mas existem muitos como nós, com falta de equilibrio, na Bike isso passa. O meu mano não mora em Espinho, mora no Porto mas vai muitas vezes pedalar para aquelas bandas, eu também vou algumas mas prefiro mais Leça Palmeira e sempre junto ao mar até Angeiras ou mais. Realmente Espinho é muito lindo, eu tenho um carinho especial por Francelos praia que frequentava em miudo com meus irmãos e pais, enfim o tempo passou e ficámos mais velhos. O vento esse continua o mesmo, suprando forte e construindo novas dunas. Esta zona está toda bonita, muito diferente de outros tempos, se não vens cá há muitos anos aconselho uma visita, de bicicleta, claro. :):) Bjks.:)
:)
Precisarias de ter paciência de santo para me ajudares! As 2 rodinhas é como trazem as crianças? Essa seria a melhor parte. :D :D :D
Vou pensar nisso... dir-te-ei alguma coisa... mas acho muiiiiito difícil eu aprender ;)
Bjis :)
paciência é o que não me falta, por isso é que também sou um apaixonado pela pesca (mas só mar). Nunca é tarde para se começar. "Acertaste" :=), é mesmo ele. Para quem nunca andou sei que não é fácil, mas Amiga (eu sou suspeito) andar de bicicleta é sentir a liberdade, curtir o vento na cara, é o reviver dos tempos de criança. Com calma sei que consegues, se precisares de ajuda dispõe, para tí as aulas são gratis :) :) beijo. bom fim de semana
Eu sou o Irmão e não sou de
Espinho, mas adoro fazer a "corda" junto ao mar, até Espinho. Como dizmeu irmão Henrique, Francelos é uma praia que nos ytás grandes recordações, o areal onde brincamos, as lapas e burriés que apanhavamos na baixa mar, os piqueniques que os meus falecidos pais nos brindavam nos muitos pinheirais que existiam na zona, enfim uma infancia realtivamente feliz. Hoje, quando vou a caminho de Espinho "sempre em cima numa das minhas "meninas", diga-se Bikes", normalmente é sempre sem paragens, mas continuo a gostar da zona. Também costumo ir para os lados de Leça, algumas vezes (poucas) com o meu irmão Henrique, mas também gosto, principalmente a zona do Cabo do Mundo, outra praia que me faz lembrar grandes recordações. Como desafio te digo "Aprende rápido a andar de Bicicleta" e aprecia a paisagem de uns passeios. Depois tenta fazer passeios como o Henrique e eu já fizemos "umas maratonas de BTT "Luso Galaico, Terra do Egas, Povoa do Varzim, Rota dos Esteiros, etc". Aí vais apreciar a verdadeira liberdade do andar de BIKE. Vai valer a pena aprender a andar e ter uma bicicleta, acredita, em alguém que tem nas pernas com 55 muitas maratonas, alguns passeios espetaculares, e ainda por cima um filho que também é praticante Federado de DHOWN HILL URBANO, nova vertente a que estou ligado, como espetador, mas que adoro. Só tenho pena não ser mais novo para também poder prtaicar essa vertente, e não é também por falta de Bike, pois essa existe cá em casa.
e prontos assim ficaste com mais alguns esclarecimentos sobre o mundo das bikes. Espero que tenhas ficado com o "bichinho" e se precisares de ajuda da familia, seja na escolha ou nas aulas de bike dispõe. Bjks. e bom feriado.
Enviar um comentário