sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Futebol e a Intolerância (Casa do Benfica no Porto Vandalizada)

Nestes dias que antecedem o jogo de futebol entre o meu SLB e o FCP, a falta de civismo, a intolerância e o desrespeito pelo adepto do clube rival andam à solta na minha cidade.
Sente-se um clima de intimidação, como se alguêm se pudesse arvorar dono de uma cidade ou até de uma totalitária forma de pensar/gostar e dessa forma condicionar cada indivíduo, querendo quase há força fazer com que todos os que moram nesta cidade tenham a "obrigação" de ser do FCP.
Nascí no Porto, no centro da cidade (SantoIldefonso), mas sou do BENFICA desde miudo, todos os meus amigos sabem disso e respeitam.
Antigamente existia uma rivalidade sádia, claro que quando um perdia e o outro ganhava dáva-se a "tanga" do costume, mas sempre respeitando o adepto/o amigo, do clube rival.
De há uns 10/15 anos a esta parte e fruto de discursos inflamados de alguns dirigentes que andam no futebol e no desporto em geral a situação alterou-se, o clube RIVAL passou a ser apelidade de INIMIGO e os seus adeptos e simpatizantes de "MOUROS" (mesmo que morem em CHAVES)???
Por todos os estádio e joguem contra quem jogar os adeptos do FCP utilizam o já triste slogan "SLB, SLB, filhos da p.... SLB".
Porque se fomenta este ódio?
Quem são os responsáveis por todos estes actos?
Todos sabem onde eles estão e quem são, então porque não se tomem medidas para banir esta gente dos campos de futebol (como se fez na Inglaterra) independentemente dos clubes a que pertençam, o futebol é uma festa e assim devia de ser.
O actos de vandalismo verificados na "Casa do Benfica-Ermesinde" na "Casa do Benfica-Porto" e o queimar de uma bandeira do SLB em Braga, não são boas noticias para os BENFIQUISTAS que vão assistir a este jogo.
Se por acaso o mesmo correr de feição ao meu BENFICA e no final conseguir sagrar-se CAMPEÃO, quase por certo vai estourar confusão como a que se assistiu em 2004/2005 e só desejo que as autoridades competentes façam uma vigilância correcta para que possámos festejar LIVREMENTE neste PORTUGAL que se diz DEMOCRÁTICO.
A VIOLÊNCIA DESTRÓI O DESPORTO...
E que ganhe o melhor... Casa do Benfica Vandalizada (vidros partidos á pedrada)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Premonição.


Quando a última árvore tiver caído
Quando o último rio tiver secado
Quando o último peixe for pescado
Vocês vão entender que dinheiro não se come

GREENPEACE

sexta-feira, 23 de abril de 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Um poema para Tí

Socorro !!!
Quero beijar-te
Mas não posso
Não me deixas amar-te !

Não pode ser aqui
Tentámos em Marte
É quase impossivel
Vives num mundo á parte

Socorro !!!
Quero lamber-te, raptar-te
Se soubesses o quanto sofro
Neste sufoco me deixaste

E procuro no teu olhar
Algo que sei...
Jamais vou encontrar !
E por ti me apaixonei
Até mesmo cheguei a amar

Socorro !!!
Será que vou resistir ?
Valerá a pena insistir ?
Olho para os teus olhos
Brilham...
Será a fingir ?

Socorro !!!
Quero beijar-te
Sugar teus lábios
Amar-te...


Três poemas para Abril

I
Desgraçadamente nascemos nesse tempo,
crescemos tristemente
por dentro de anos tão ocos
quão cheios de pedras aceradas
e de vozes tantas vezes inaudíveis.
Que eu esqueça desses anos
o cheiro da pobreza,
o bolor das horas magoadas,
o medo, a cela, a incerteza
e apenas recorde o calor do sangue
lutando por correr,
lutando por achar o caminho da manhã.
Que o clamor das ruas de novo me visite
como então as visitei e percorri
com a morte em sentido contrário,
como então as visitei e percorri
em busca do sol
que no quarto mês do ano renasceu
vestido de vermelho.
Que o espanto de novo me visite,
nessas ruas onde a voz aprendeu a nomear
o que as palavras mais puras
desde sempre reclamaram:
o pão e a justiça, a liberdade
palavras tão gastas que dos versos
por estupido pudor, burgês, as exilaram.

João Pedro Mésseder


II
Eram canções de combate
e adolescente saíste à rua
a descobrir a segunda infância
de um país de sangue antigo
cujo nome, como o sangue
se tinha quase esvaído.

João Pedro Mésseder


III
Entre Abril e Novembro dias houve
em que caminhavas na rua como quem voa.
Confundiste a voz com outras vozes
e as mãos com outras mãos
mais fortes do que as tuas
e sujaste o rosto de terra
de óleo
e de suor.
Entre Abril e Novembro aprendeste a construir,
a iluminar os muros com palavras
e com formas de vida futura.

João Pedro Mésseder


P.S. Para meus pais e meu irmão José Manuel

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Trilho da Pré História - PR15 - Arouca

No passado sábado o dia começou bem cedo, pois a partida para esta caminhada estava marcada para as 08.30h. Assim que cheguei junto da porta principal da "Escola Secundária E.B. 2,3 de Santiago-Custóias" (local do encontro) a azafama já era muita e jovens e menos jovens iam guardando as mochilas na autocarro.
Seguiram-se os cumprimentos da praxe e após dois dedos de conversa, fomos entrando e depois ainda estivemos algum tempo à espera do autocarro da "Escola Secundária do Padrão da Légua", e assim que este chegou arrancámos todos juntos em direcção ao nosso destino. A viagem até Arouca fez-se calmamente e em amena cavaqueira, daqui seguimos para a aldeia do Merujal e por volta das 10.00h já estávamos parados junto à porta principal do "Parque de Campismo do Merujal".
Todos prepararam as suas coisas com rapidez e depois de uns cafés e alguns pequenos almoços tudo ficou pronto para a partida que foi dada pelos guias por volta das 10.30h.
Em contra partida ao BTT, gosto também do Pedestrianismo, pois é uma actividade que também requer alguma capacidade física e que ao mesmo tempo nos proporciona momentos únicos de silêncio, usufruindo das belezas da Mãe Natureza.
Foi um ensinamento transmitido pelos meus pais e do qual tento tirar o máximo proveito possível, sempre em harmonia com o meio ambiente por onde ande (seja a pé ou de bicicleta), deixando tão só e somente rastos, nesse sentido foi com imensa alegria que vi participar nesta caminhada muita juventude, sinal de que muitos jovens tem preocupações e gostos que julgava não existir entre eles.
É muito importante a participação dos jovens nestes eventos pois são sensibilizados para a preservação do meio ambiente e a necessidade de alertar a população em geral para a desertificação do interior do nosso país, sendo que ao mesmo tempo nestas caminhadas que passam por aldeias perdidas temos a possibilidade de conversar com as pessoas que lá vivem e desta forma quebrar (por momentos...) o isolamente a que estão sujeitos.
A caminhada foi feita num local magnifico que tem também excelentes condições para a prática do BTT (e alguns andavam por lá...), a paisagem é fantástica e no geral só tenho a dizer que adorei.
O percurso começa na aldeia do Merujal e segue pela estrada em asfalto até ao "Parque de Campismo", segue depois para Albergaria da Serra, aqui apanha-se um carreiro paralelo ao lindíssimo Rio Caima até Junqueiro. Depois é seguir as marcas até Vidoeiro, continuámos no trilho marcado e passámos pela Mamoa da Portela da Anta e Mamoa do Monte Calvo. Daqui seguimos vale abaixo até à aldeia da Castanheira, nesta aldeia podemos visitar as famosas "Pedras Parideiras". Este trilho está todo marcado e segue até à Frecha da Mizarela, num total de 15 km.
Nunca tinha caminhado com cerca de 105 pessoas e esta primeira experiência foi para mim gratificante, pois conheci novas pessoas, descobri novos trilhos e num futuro bem próximo conto lá ir para uma caminhada "menos animada".
Uma saudação especial para os guias que fizeram um excelente trabalho.
Para a próxima lá estarei...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Discoteca - Ars Nova

O "Ars Nova" foi outra das discotecas que conheci nos anos 80. A primeira vez que lá fui, foi comigo o meu amigo de infância Licínio "cascata" e fomos os dois á boleia com a minha irmã mais o namorado dela (o Rui...) que na altura tinha carro.
O "Ars Nova" ficava para os lados da Santa-Rita, um pouco acima do cruzamento onde está o seminário católico da "Formiga" na estrada que segue em direcção a Valongo.
Era uma vivenda com jardim á volta e foi durante uns bons anos ponto obrigatório de passagem nas noites do Porto.
O ambiente era muito bom, a musica excelente, e o espaço interior da discoteca estava muito bem aproveitado, sendo toda a decoração de muito bom gosto.
Assim após chegarmos lá a minha irmã entrou com o namorado dela, eu e o meu amigo "cascata" ficámos cá fora à espera para tentar entrar com algumas miudas que chegassem sózinhas, pois esta discoteca como todas as outras da altura davam preferência á entrada de casais.
Fumámos uns cigarros (na altura fumava...) conversámos um pouco e passado algum tempo vimos chegar um Citröen "boca-de-sapo" de onde saíram duas sensuais mulheres bem mais "maduras" que nós dois. Tirámos á sorte de quem seria o "infeliz" que ía pedir se podiamos entrar com elas e arricar-se a levar uma "NEGA", e esse "infeliz" fui eu...
Levei a "NEGA", fiquei aborrecido, e ainda por cima estive a levar musica durante algum tempo do meu amigo, enquanto elas passavam pelo meio da multidão que estava à porta a tentar entrar.
Estávamos na conversa a rir sobre a situação (para tentar descontrair...) quando ouço um pshhhh...
Olho para a porta da discoteca e vejo uma delas a acenar para nós e nem queria acreditar que nos estava a chamar. Fomos os dois, passámos pelo meio do pessoal que nos olhava com espanto (a pensar, como é que estes dois putos conseguiram convencer estas duas a deixá-los entrar com elas...) e assim que cheguei à sua beira ela disse-me... toma tens aqui um cartão para tí e outro para o teu amigo, pois os nossos amigos que deviam já estar cá, não vem!
Fiquei sem reacção perante a situação, só tive capacidade para dizer obrigado, e desaparecí para o interior da discoteca.
Mais tarde vimos as duas na pista a dançar, estivemos tentados a ir falar com elas mas o receio de levar tanga falou mais alto.
Voltei lá mais algumas vezes, mas nunca mais as ví...
Fantásticos anos 80/90.







terça-feira, 13 de abril de 2010

segunda-feira, 12 de abril de 2010

domingo, 11 de abril de 2010

BTT-Solitário - Voltas de Domingo

Este domingo voltei às minhas voltas de Bike.
Estive algum tempo parado mas o passeio até correu bem, saí cedo de casa e fiz cerca de 30 kms em 1:21:40.
O trânsito era pouco e o tempo estava excelente nenhum vento e um sol magnifico. Foi uma volta para "desenferrujar" os músculos e no final não sentí nenhum cansaço.
Para inicio não está mal, vamos com calma daqui a um mês já devo estar bem melhor







quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Primavera de Praga - GIVE PEACE A CHANCE

Assinou-se hoje em Praga entre os E.U.A. e a Russia o tratado para a redução do arsenal nuclear
Será que o vão cumprir ???
Pessoalmente não tenho muitas expectativas neste tipo de "acordos" que inclusivé considero mera propaganda de marketing politico.
Os interesses das empresas de armamento bélico, e os "lobbys" que giram à volta deste comércio, vão por certo sobrepor-se ao "gesto" destes dois chefes de estado, que fica bem aos olhos da opinião publica mundial, mas que na prática não trará nada de novo para um melhor relacionamento entre todos os povos do mundo.
O MUNDO inteiro fica à espera para ver...


Por Abril comemorações mil...

Mais uma inicitativa a não perder, pois ABRIL não se pode ESQUECER!!!

25 DE ABRIL SEMPRE !

Nota: Noticias AJA-Norte

Maratona Rota dos Esteiros - Estarreja

Dia 13 de Junho vai-se realizar a "3ª Biomaratona Rota dos Esteiros em Estarreja".
Esta prova de BTT é acessivel à maioria dos betetistas pois o percurso é na sua maioria plano.
A paisagem é lindissima e aconselho todos (que possam...) a participar nesta prova, mas não julguem que são favas contadas, à que ir preparado para, pedalar...pedalar...pedalar...
Atenção ao numero máximo de inscrições que são limitadas, pois esta maratona faz-se numa zona de ecossistema sensível, onde a presença humana está sujeita a restrições.
Mais informações em:
Nota: informação recebida do "Desporto Trepa" via email

segunda-feira, 5 de abril de 2010

16 anos...

Passam hoje 16 anos sobre a morte do fabuloso KURT COBAIN
"Só alguns conseguem alcançar a ETERNIDADE"
R.I.P.

De Regresso...

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Barcelona

Vou alí ao lado e volto em breve...
BOA PÁSCOA